TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS LICENCIATURAS EM LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18955

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de literatura, Planos de ensino, Currículo de Letras

Resumo

O presente artigo, por meio de pesquisa documental e das análises de Planos de Ensino (PE) de licenciaturas em Letras de universidades públicas, visa a adentrar as concepções de ensino de literatura adotadas na formação docente. Assim, essa investigação se posiciona com o intuito de compreender como o ensino de Literatura está representado no campo das Letras e como esses documentos pedagógicos podem moldar a formação de professores da área, partindo de distintas concepções teórico-metodológicas. O objetivo desse artigo é, então, identificar e classificar as tendências que emergem dos documentos analisados, para melhor visualizar o funcionamento da interface Literatura e Educação. Dentre os resultados, caracterizam-se três tendências e um elemento transversal, comum a todas as categorias. Como considerações finais, os autores ressaltam a importância da análise empreendida para elucidar as lógicas internas dos campos educacional e das Letras, e suas possíveis ressonâncias a partir da formação de professores.

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Biografia do Autor

Caio Augusto Martins Furtado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis – SP – Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras.  

Sérgio Fabiano Annibal, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis – SP – Brasil.

Professor do Departamento de Educação. Pós-doutorado na Université Cergy-Pontoise - França. Doutorado em Educação - UNESP/Marília. 

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

FURTADO, C. A. M.; ANNIBAL, S. F. TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS LICENCIATURAS EM LETRAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024127, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18955. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18955. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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