TENDÊNCIAS DO ENSINO DE LITERATURA NAS LICENCIATURAS EM LETRAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18955Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de literatura, Planos de ensino, Currículo de LetrasResumo
O presente artigo, por meio de pesquisa documental e das análises de Planos de Ensino (PE) de licenciaturas em Letras de universidades públicas, visa a adentrar as concepções de ensino de literatura adotadas na formação docente. Assim, essa investigação se posiciona com o intuito de compreender como o ensino de Literatura está representado no campo das Letras e como esses documentos pedagógicos podem moldar a formação de professores da área, partindo de distintas concepções teórico-metodológicas. O objetivo desse artigo é, então, identificar e classificar as tendências que emergem dos documentos analisados, para melhor visualizar o funcionamento da interface Literatura e Educação. Dentre os resultados, caracterizam-se três tendências e um elemento transversal, comum a todas as categorias. Como considerações finais, os autores ressaltam a importância da análise empreendida para elucidar as lógicas internas dos campos educacional e das Letras, e suas possíveis ressonâncias a partir da formação de professores.
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