Motivação e estratégias de aprendizagem segundo a teoria das abordagens à aprendizagem: implicações para a prática de ensino-aprendizagem

Autores

  • Marisa Aguetoni Fontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9081

Palavras-chave:

Motivação para aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Abordagens à aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar reflexões sobre motivação e estratégias de aprendizagem segundo a teoria das abordagens à aprendizagem de modo a promover melhorias nas práticas de ensino-aprendizagem, uma vez que tanto a motivação como as estratégias utilizadas na aprendizagem possuem relação com o rendimento escolar e qualidade na aprendizagem. Foi possível observar que as motivações e as estratégias de aprendizagem possuem relações entre si dando origem às abordagens à aprendizagem, com o nível de reflexão que o estudante realiza sobre a sua maneira de aprender, podendo ser alteradas de acordo com o nível de conscientização que este estudante possui sobre o tipo de motivação e estratégia de aprendizagem utilizada e/ou por intervenção externa que propicie esta reflexão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como Citar

FONTES, M. A. Motivação e estratégias de aprendizagem segundo a teoria das abordagens à aprendizagem: implicações para a prática de ensino-aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1727–1744, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9081. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9081. Acesso em: 22 nov. 2024.