A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético

Autores

  • Marta Silene Ferreira Barros Universidade Estadual de Londrina-Paraná
  • Dayanne Vicentini Universidade Estadual de Londrina - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9095

Palavras-chave:

Educação. Marxismo. Pedagogia Socialista.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo central problematizar a apropriação da pedagogia toyotista presente em tempos de neoliberalismo pela pedagogia socialista. A partir da relação entre educação e trabalho, podemos analisar que este, inserido no contexto capitalista, acaba por tomar uma forma degradada e alienante. As escolas, configurando-se como instituições formadoras do homem, atrelam-se a concepções pautadas na lógica do mercado de trabalho. Isto é, suas propostas pedagógicas partem do princípio de preparar e treinar os indivíduos para que obtenham perfis adequados às especificidades dos modos de produção fabris da sociedade neoliberal. O percurso metodológico se fez por intermédio de análises bibliográficas de autores que discutem a temática. Vale mencionar, ainda, que o estudo é resultado de discussões realizadas no âmbito do Projeto de Pesquisa FOCO - Formação Continuada: implicações do materialismo histórico e dialético e da teoria histórico cultural na prática docente e no desenvolvimento humano, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. As análises nos revelaram que é mister lutar para que o modelo educacional vigente dê lugar a uma educação social e humanizadora. 

Biografia do Autor

Marta Silene Ferreira Barros, Universidade Estadual de Londrina-Paraná

Docente da Universidade Estadual de Londrina do Departamento de Educação e da Pós Graduação em Educação.

Dayanne Vicentini, Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Mestranda do programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina-PR, Professora do Educação Básica do Município de Londrina.

Referências

DUARTE, N. (2001). As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a04>.

GENTILI, P. (2002). Três Teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, D. & SANFELICI, J. L. (Org.) Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas: Autores Associados, HISTEDBR.

KUENZER, A. Z. (2005). Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In LOMBARDI, J. C. SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.) O Capitalismo, Trabalho e Educação. São Paulo: Cortez, 77-95.

LENINE, V. I. (1977). Sobre a educação. Tradução: Eduardo Saló. Lisboa: Seara Nova, v. 2.

MARTINS, L. (2004). Da formação humana em Marx à crítica da pedagogia das competências. In: DUARTE, N. Crítica ao fetichismo da individualidade. São Paulo: Autores Associados.

MARX, K. ENGELS, F. (2011). Textos sobre Educação e Ensino. Campinas, SP: Navegando.

MINTO, L.W. (2014). Teoria do capital humano. Disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_teoria_%20do_capital_humano.htm>. Acesso em 19 nov.

NETTO, M. B.; LUCENA, C.(2016). A Luta pela Instrução Pública na obra de Marx e Engels. In: OMENA, A.; LIMA, A. B.; LUCENA, C. Trabalho, Estado e Educação: considerações teóricas. Uberlândia: Navegando publicações. 55-82.

NOMA, A. K. ; CZERNISZ, E. C. S. (2010). Trabalho, educação e sociabilidade na transição do século XX para o século XXI: o enfoque das políticas educacionais. In: Souza, José dos Santos; Araújo, Renan. (Org.). Trabalho Educação e Sociabilidade. 1 ed. Maringá: Editora Praxis/Editora Massoni, v. 01, 193-210.

SAVIANI. D.(2007). Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34 jan/abr.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

Barros, M. S. F., & Vicentini, D. (2017). A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.), 1056–1068. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9095

Edição

Seção

Artigos