Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13642

Palavras-chave:

Licenciaturas em ciências biológicas, Currículo, Formação de professores, Ensino de ciências e biologia.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tomando como parâmetro oito Licenciaturas em Ciências Biológicas de universidades públicas dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A partir da análise documental, caracterizamos as matrizes curriculares dispostas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Concluímos, entre outros pontos, que as matrizes curriculares apresentam uma variedade de disciplinas e áreas científicas, porém, algumas delas estão secundarizadas nos currículos, como a Ecologia e as disciplinas das áreas de ciências sociais e humanas. Em relação às disciplinas de cunho pedagógico, a partir da análise, evidenciamos dois eixos principais: o primeiro se concentra em disciplinas que enfatizam as questões acerca do saber ensinar ciências e biologia; e o segundo aborda a Educação, com disciplinas que a situam para além do ensino e da sala de aula.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas. Doutorado em Educação (UECE).

Mário Luan Silva de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró – RN

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Biomédicas. Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular (UERN).

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Publicado

04/05/2020

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de; MEDEIROS, M. L. S. de. Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 1967–1990, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13642. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13642. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos