Nos rastros do discurso

A ampliação da obrigatoriedade de matrícula e a pré-escola como preparatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16594

Palavras-chave:

UNESCO, Políticas educacionais, Obrigatoriedade do ensino, Educação infantil

Resumo

O artigo discute dados de investigação que teve, entre seus objetivos, problematizar a ampliação da obrigatoriedade do ensino para a pré-escola, colocando em discussão os sentidos e a racionalidade que sustentam tal encaminhamento. O percurso teórico-metodológico inclui análise documental de materiais produzidos e veiculados a partir da década de 1990 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Ao atentar aos fundamentos que sustentam a legislação brasileira, também foi possível, a partir de estudos já publicados, reconhecer as implicações e desafios decorrentes da implementação da obrigatoriedade do ensino para parte da Educação Infantil, que impactam tanto as instituições como os profissionais, as crianças e suas famílias. Em especial, observamos a prevalência da ideia de criança como futuro e de uma pré-escola preparatória aos anos posteriores da escolarização, este último aspecto foco central dessa reflexão.

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Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava – PR – Brasil

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-doutora em Educação (UEM).

Angela Mara de Barros Lara, Universidade Cesumar (UNICESUMAR), Maringá – PR – Brasil

Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Saúde e Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

LIRA, A. C. M.; LARA, A. M. de B. Nos rastros do discurso: A ampliação da obrigatoriedade de matrícula e a pré-escola como preparatória. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2833–2856, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16594. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16594. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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