Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10104

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Atuação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O coordenador pedagógico como um profissional da educação que faz parte da escola possui uma grande relevância no cenário da educação pública brasileira, uma vez que a finalidade da sua atuação é a qualidade do ensino e aprendizagem. Não obstante, o trabalho da coordenação pedagógica tem como referência o Projeto Político Pedagógico da Instituição, que subjaz os princípios da Inclusão, Diversidade, Cidadania e compromisso com o conhecimento socialmente referendado, dialogando com os anseios da comunidade escolar perante a Sociedade. Nesta perspectiva, objetivou-se analisar como suas funções e atribuições se consubstanciam com o desenvolvimento do ofício de seu trabalho e como estas estão pautadas nas principais bases legais educacionais vigentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, abordagem qualitativa, a qual envolveu quatorzes coordenadores pedagógicos que atuavam nas escolas públicas de todos os segmentos de ensino, da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do município de Brejões/BA a partir de diálogos com autores como Alonso (2008), Brzezinski (2007), Freire (1982; 1996), Libâneo (2004; 2008), Luck (2007), Gadotti (2003), Vasconcellos (2006), entre outros. Assim sendo, notou-se que a atuação do Coordenador Pedagógico está relacionada intimamente com as funções e atribuições, que por bases legais estão deliberadas, porém essa atuação torna-se comprometida, uma vez que as principais atribuições são secundarizadas, ocorrendo em alguns momentos o desvio de função. Portanto, compreende-se que o papel deste profissional consiste na mediação de saberes e formas de agir que visem mudanças qualitativas no desenvolvimento e aprendizagem, assim como contribuir na constituição de sujeitos cidadãos, a fim de melhorar suas capacidades de ação e competências para viver em sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB/UFRB).

Área de Educação.

Área de atuação: Avaliação, Políticas Públicas e Formação de Professores.

Cind Nascimento Silva, Secretaria de Educação do Município de Brejões/Bahia. Área de atuação: Coordenação Pedagógica

Professora da Educação Básica.

Coordenadora Pedagógica.

Referências

ALONSO, M. A supervisão e o desenvolvimento profissional do professor. In: São Paulo, n. 192, maio 2008. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0192/. Acessado em: 29 ago. 2014.

BRASIL. Lei 5.962, de 11 de agosto de 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 23 jan. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº1/92 e 31/2000 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal: 2001.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://www.senadofederal.gov.br/legislação/listapublicações.html. Acesso em: 25 jan. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para 15 Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

BAHIA, Secretaria da Educação. Legislação básica do magistério público estadual de Ensino Fundamental e médio: Estatuto – regulamento e plano de carreira. Salvador, Lei nº 7.023 de 23/01/1997 e Decreto nº 6.471 de 01/06/1997.

BAHIA. Lei no 8.261, de 29 de maio de 2002. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 2007.

BRUNO, E. B. G. Desejo e condições para mudança no cotidiano de uma coordenadora pedagógica. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. (orgs.). O Coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3. ed. São Paulo, Loyola, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação: sonho possível. In: BRANDÃO, C. R. (org). O educador: vida e morte. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 1980.

GARRIDO, E. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Org.). O coordenador pedagógico e a formação docente. 8 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007, cp. 1, 9-15p.

GEGLIO, P. C. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. In: PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 3 ed. São Paulo, Edições Loyola, 2005, cp.9, 113-120p.

LIBANEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiania: Alternativa, 2008.

LUCK, H. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MEDINA, A. S. Supervisão escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre, Edipucrs, 1995.

PLACCO, V. M. N. de S.; ALMEIDA, L. R. de. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola (Orgs.). São Paulo: Edições Loyola, 2003.

SILVA, C. N. Atuação do coordenador pedagógico nas escolas públicas municipais de Brejões/BA. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Amargosa, 2016.

SILVA, N.; SILVA, C. N. Dimensões da Qualidade da Formação de Professores nas Bases Legais Brasileiras. In: GARCIA, R. P. M. Educação como princípio para a Sustentabilidade: políticas, saberes e experiências formativas. Cruz das Almas. UFRB, 2016.

VASCONCELOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

Downloads

Publicado

01/09/2017

Como Citar

GARCIA, R. P. M.; SILVA, C. N. Atuação profissional do coordenador pedagógico e as implicações no ensino e na aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1405–1422, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10104. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10104. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.