A atuação do coordenador pedagógico na promoção da interdisciplinaridade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.16445

Palavras-chave:

Coordenador, Escola, Projeto pedagógico, Trabalho coletivo, Sala de aula

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição do coordenador pedagógico na promoção da interdisciplinaridade no fazer didático-pedagógico no ambiente escolar, buscando compreender como este processo ocorre e evidências de que há elementos na literatura que sinalizam para uma ruptura do trabalho disciplinar e a substituição pela prática interdisciplinar na relação de ensino e aprendizagem. A revisão bibliográfica e análise documental que nortearam o estudo indicam a importante presença da coordenação pedagógica na condução de ações quem têm colaborado com a substituição dos modelos tradicionais de plano de ensino por modelos que contemplam a interdisciplinaridade, utilizados pelos professores em sala de aula. Considera-se, assim, que a atuação dos coordenadores pedagógicos, em parceria com os docentes, é uma importante estratégia de superação da fragmentação do ensino.

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Biografia do Autor

Clériston José da Silva Andrade, Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina – PE – Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA – Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC). Doutorado em Análise Geográfica Regional (UB) – Espanha.

Paulo César Marques de Andrade Santos, Universidade de Pernambuco (UPE), Petrolina – PE – Brasil

Professor Adjunto do Colegiado de Pedagogia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB).

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Publicado

30/09/2022

Como Citar

ANDRADE, C. J. da S.; NUNES, E. J. F.; SANTOS, P. C. M. de A. A atuação do coordenador pedagógico na promoção da interdisciplinaridade escolar. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022129, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.16445. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16445. Acesso em: 3 dez. 2024.

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