Constituição de carreiras inexistentes, uma leitura a partir de Max Weber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13579

Palavras-chave:

Direção escolar, Democracia, Escolha de diretores, Escola pública.

Resumo

O artigo discute, à luz dos conceitos de ação social, burocracia, poder e dominação, de Max Weber, a constituição da “carreira de direção escolar” em escolas públicas de Curitiba/PR. O termo foi cunhado a partir da pesquisa sobre a escolha, por meio de consulta à comunidade escolar, das funções de direção e vice-direção das escolas. Constatou-se, a partir do resultado dos pleitos ocorridos desde 1983, que um grupo de profissionais, concursados para a docência no município, constituiu suas carreiras em função distinta àquela dos concursos que prestaram: a função diretiva das escolas. Uma vez eleitos, muitos no primeiro pleito ocorrido no Município, no início dos anos 1980, só saíram da função de direção para aposentar-se.

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Biografia do Autor

Renata Riva Finatti, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

FINATTI, R. R. Constituição de carreiras inexistentes, uma leitura a partir de Max Weber. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1445–1460, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13579. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13579. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos