A eleição direta de diretor escolar: desafios na gestão democrática no município de Medicilândia – Pará
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13609Palavras-chave:
Gestão democrática, Eleição de diretor, Participação.Resumo
Este estudo aborda discussões sobre a gestão escolar e a eleição direta de diretores e sua relação com a democratização no processo de tomada de decisões, buscando refletir como se constitui o processo de eleição de diretor realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln, que compõe a rede de ensino de Medicilândia-Pará, e em que medida esse mecanismo tem favorecido a participação da comunidade escolar e local nos processos decisórios da gestão escolar. Buscamos problematizar até que ponto o processo de eleição de diretor realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln que compõe a rede de ensino de Medicilândia-Pará possibilita a organização do trabalho na escola na perspectiva da gestão democrática, e se esse mecanismo favorece a participação da comunidade escolar e local nos processos decisórios da gestão escolar. Como objetivo geral, analisa-se as percepções dos diversos sujeitos sociais presentes no espaço escolar sobre o processo de eleição direta para a escolha da direção escolar e sua possível relação com a gestão democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Abraham Lincoln da rede municipal de Medicilândia-Pará. Por meio de uma pesquisa qualitativa com base em autores como Paro (2003; 2005; 2007; 2010), Luck (2008; 2009), Azevedo (2011), Cabral Neto (2009), Vieira (2007), Dourado (2007), nossos resultados demonstraram que nossos entrevistados possuem certa compreensão sobre o processo eleitoral direto para escolhas dos dirigentes escolar, e que esse mecanismo influencia significativamente para que ocorra uma gestão democrática escolar, uma vez que os participantes da pesquisa demostraram conhecimento sobre seu papel participativo no cotidiano da comunidade escolar e frequentemente participam da gestão escolar, que é compartilhada através dos conselhos, reuniões administrativas, reuniões de pais e mestres, construção e avaliação do PPP, reuniões e/ou oficinas sobre a organização do trabalho pedagógico. No que se refere à legislação municipal (Leis, Resoluções e PME), foi possível observar que as mesmas estão em consonância com o que expressa nossa LDB e nossa Constituição Federal de 1988, com dispositivos legais definidos, delineados, bem elaborados e com sua base alicerçada na gestão e organização do trabalho pedagógico macro através da Semed e micro por meio da gestão da unidade escolar na escola básica.Downloads
Referências
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 3, set./dez. 2011.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Programas federais para a educação básica: continuidade e mudanças. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 25, 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 143, n. 248, 23 dez. 1996.
BRASIL, Lei n. 13.005/2014. Plano Nacional de Educação (PNE - 2014/2024). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado, 2014.
CURY, J. Gestão democrática da educação pública. In: Gestão democrática da educação. Brasília, DF: MEC, out. 2005. p. 14-19. (Boletim, 19).
CURY, J. Gestão democrática da educação em tempos de contradição. Disponível em: www.anpae.org.br/congressos/antigos/simpósio. Acesso em: 20 set. 2012.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 Especial, p. 921-946, out.2007.
GADOTTI, M; ROMÃO, J. E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez Editora: IPF, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
IBGE. Dados gerais do município. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=150445&search=para|medicilandia|infograficos:-dados-gerais-do-municipio. Acesso em: 24/10/2017.
INEP. Censo escolar. Disponível em: http://matricula.educacenso.inep.gov.br/controller.php. Acesso em: 18 out. 2017.
INEP. Ideb escolar. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/15106829. Acesso em: 18 out. 2017.
JESUS, Tércio Rios de. Gestão para a qualidade da educação e da escola. Gestão educacional e qualidade social da educação / Organizadora Ana Maria de Carvalho Luz; autores, Adélia Luiza Portela... [et al] -Salvador: ISP/UFBA, 2007.
LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.
LUCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Série: Cadernos de Gestão.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
LUZ, A. M. C. Gestão educacional e qualidade social da educação / Organizadora Ana Maria de Carvalho Luz; autores, Adélia Luiza Portela... [et al] -Salvador: ISP/ UFBA, 2007.
MEC. Plano Nacional de Educação 2014- 2024. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
MEDICILÂNDIA. Leis Municipais. Disponível em: http://www.medicilandia.pa.leg.br/institucional/historia. Acesso em: 24 out. 2017.
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Poder local e a gestão da educação municipal no contexto de Altamira-Pará. Orientadora: Ney Cristina Monteiro de Oliveira. 2007. 265 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PARO, V. H. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia.2. ed. Campinas: Papirus, 2003.
SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.
TORRES, M.A.L. Histórico da Escola Abraham Lincoln. Acervo da Escola, Medicilândia, out. 2015.
VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 1, p. 53-69, jan./abr. 2007.