A interferência das políticas educacionais na trajetória de um curso de especialização em gestão educacional

Autores

  • Daniela da Silva Aimi Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional - Mestranda em Educação PPGE/CE/UFSM.
  • Greice Scremin Pedagoga, Mestre em Educação PPGE/CE/UFSM e professora substituta do MEN/UFSM.,
  • Nadiane Feldekercher Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional – Mestranda em Educação PPGE/FaE/UFPel,

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9252

Palavras-chave:

Educação, Gestão educacional, Legislação, Políticas públicas,

Resumo

Introdução: Este trabalho investigou os modelos de Gestão Escolar e discutiu as políticas de formação que influenciaram a existência do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, bem como as concepções de gestão adotadas pelo curso em sua trajetória. Metodologia: A investigação caracterizou-se como estudo de um caso, utilizando a abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) pesquisa documental dos projetos pedagógicos do curso e de materiais que subsidiaram sua elaboração; b) entrevista semi-estruturada com os ex-coordenadores do curso. Os sujeitos da pesquisa foram professores que exerceram a função de coordenadores e professores do curso estudado. Resultados: Esse estudo contribuiu com as reflexões acerca dos determinantes implícitos nas políticas e formas de organização curricular dos cursos de Gestão Educacional. As significações que estes assumem podem revelar potenciais críticos transformativos bem como, os limites e determinações técnico-racionais instituídos nos currículos. Conclusão: A evolução do curso de pós-graduação analisado buscou adaptar-se às diferentes mudanças na legislação vigente e aos modelos administrativos adotados no sistema educacional brasileiro. Isso fica explícito ao se verificar as alterações e/ou reformulações realizadas no projeto político-pedagógico do curso, as quais foram executadas quando da modificação da legislação brasileira.

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Publicado

19/07/2009

Como Citar

AIMI, D. da S.; SCREMIN, G.; FELDEKERCHER, N. A interferência das políticas educacionais na trajetória de um curso de especialização em gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 57–71, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9252. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9252. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

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