O professor e as relações étnico-raciais: os desafios e as contribuições da Lei nº 10.639/2003

Autores

  • Valquiria R. Reis Tomaim Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML-Ribeirão Preto/SP) e professora do Ensino Público do Estado de São Paulo.
  • Cássio dos Santos Tomaim Doutor em História pela Unesp/Franca e Prof. Adjunto I do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus de Frederico Westphalen/RS.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i7.9255

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores, Relações étnico-raciais,

Resumo

A partir da análise da Lei nº. 10.639/2003 este artigo apresenta um panorama das relações étnico-raciais, especificamente a do negro, no contexto escolar e como a cultura é tratada no currículo. Para tanto, abordamos a temática em três momentos: a) apontamos os fatores relevantes da lei e da trajetória das lutas de resistências e reivindicações dos negros no Brasil; b) identificamos os limites e contradições encontradas para a efetivação da lei no espaço escolar; c) abordamos as perspectivas desta implantação como ação afirmativa, numa visão que elege a escola como um espaço no qual a diversidade deve ser considerada e respeitada para uma aprendizagem mais efetiva. Todo esse processo tange o importante papel do professor em se ater na formação da identidade das crianças, sendo agentes sociais e formadores de novas consciências étnico-raciais.

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Publicado

19/07/2009

Como Citar

TOMAIM, V. R. R.; TOMAIM, C. dos S. O professor e as relações étnico-raciais: os desafios e as contribuições da Lei nº 10.639/2003. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 7, p. 88–104, 2009. DOI: 10.22633/rpge.v0i7.9255. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9255. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

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