Relato de experiência no estágio supervisionado I no ensino infantil

Autores

  • Francisco Claudeci Faustino Teixeira Graduando em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.
  • Ana Paula Mendes Santiago Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.
  • Jacqueline de Oliveira Lima Graduanda em Educação Física pela Universidade Estadual Vale Acaraú – UVA-CE.
  • Stela Lopes Soares Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA https://orcid.org/0000-0002-5792-4429
  • Heraldo Simões Ferreira Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10195

Palavras-chave:

Estágio supervisionado I. Educação física. Práticas saudáveis, Educação infantil.

Resumo

Este trabalho científico priorizou descrever as práticas saudáveis dentro da disciplina de Estágio Supervisionado I, na Educação Infantil, que ocorreram no Centro Educacional Dolores Lustosa. Tendo estas vivências, no campo de atuação, pautado no interesse em conhecer a realidade de um determinado espaço que é contemplado ao profissional de Educação Física por lei. Este trabalho teve como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o que rege as práticas saudáveis, dentro do Estágio Supervisionado I em Educação Física Licenciatura no ensino infantil e abrir discussões sobre os processos de observação, coparticipação e docência supervisionada, realizadas durante o Estágio Supervisionado I, visando o desenvolvimento integral da criança. A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa-ação. Optou-se pelo o tratamento dos achados de forma qualitativa como meio de aproximação do objeto de estudo, através de observação participante de duas turmas do infantil IV, “B” e “D”. Durante as aulas propostas foram utilizadas atividades lúdicas e recreativas, adequadas à faixa etária das crianças, selecionadas segundo uma proposta saudável de estímulos às habilidades motoras básicas, as necessidades de interação e participação dos alunos. Ao termino da pesquisa percebe-se nas crianças, uma evolução em tais aspectos como na participação, interação e uma contribuição significativa no processo de socialização.

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Biografia do Autor

Stela Lopes Soares, Instituto Superior de Teologia Aplicada-INTA

Professora de Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Fisioterapeuta pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- INTA

Escpecialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Especialista em Docência no Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Especialista em Gerontologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Especialista em Fisiologia do Esforço e Biomecânica do Movimento pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Professora do curso de Educação Física do  Instituto Superior de Teologia Aplicada- iNTA

Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceara- UECE

Heraldo Simões Ferreira, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor Adjunto do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Email: heraldo.simoes@uece.br

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Publicado

01/11/2017

Como Citar

TEIXEIRA, F. C. F.; SANTIAGO, A. P. M.; LIMA, J. de O.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. Relato de experiência no estágio supervisionado I no ensino infantil. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 1195–1207, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10195. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10195. Acesso em: 19 abr. 2024.

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