Conteúdo e forma na leitura literária: considerações sobre a formação e atuação de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i1.11501

Palavras-chave:

Conteúdo e forma, Formação de professores, Leitura literária, Educação Básica.

Resumo

As obras literárias são ricas fontes de produções humanas, bens culturais produzidos por homens no decorrer da história, que quando apropriados pelos sujeitos, contribuem para a sua formação humana. Para que se concretize, a forma com que o professor trabalha os conteúdos presentes em uma obra é um fator determinante. Assim, o presente estudo teve como objetivo discutir as implicações da formação de professores para o trabalho pedagógico com a leitura literária no Ensino Fundamental I, a partir dos dizeres de treze professoras dessa etapa de ensino. Todas responderam a um questionário online semiestruturado. As respostas foram analisadas mediante à abordagem crítico-dialética. Os resultados evidenciam que apesar de reconhecer os conteúdos contidos nas obras literárias, muitas professoras ainda desenvolvem um trabalho pedagógico cuja forma é fragmentada. Também se destacou a insatisfação das participantes em relação à Formação Inicial. Como resultados, apontamos que é necessário repensar esse processo formativo, o qual deveria subsidiar professores formadores de leitores a ensinarem o ato de ler aos alunos, contribuindo para sua formação humana crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Francielle Nascimento Merett, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Londrina.

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. 

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Publicado

02/01/2019

Como Citar

MERETT, F. N.; FRANCO, S. A. P. Conteúdo e forma na leitura literária: considerações sobre a formação e atuação de professores da educação básica. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 132–146, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11501. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11501. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos