Psicologia na educação inclusiva: sentidos produzidos no trabalho em educação especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v21i2.13088

Palavras-chave:

Psicologia, Inclusão, Formação.

Resumo

As condições de trabalho na educação especial podem promover alto nível de estresse nos profissionais dessa área. Os fatores estressores podem, contraditoriamente, tanto desestimular os atores educativos quanto promover o engajamento destes em suas atividades. Considerando a atitude social como fator influente na realidade da inclusão, esta pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos produzidos pelos psicólogos acerca do trabalho na educação especial em Dourados, Mato Grosso do Sul. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado por meio da técnica história de vida. As análises das informações foram construídas por meio da perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontam secundarização da escolha por esse campo profissional e fragilidade experimentada na formação inicial de psicólogos. De outro lado, revelam que a formação continuada, articulada à troca de experiências, favoreceu a compreensão da proposta da educação especial sob a perspectiva inclusiva, permitindo a ressignificação de culturas individuais e resultando em novas condições de implicação pessoal e engajamento na área.

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Biografia do Autor

Denise Mesquita de Melo Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Docente no Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas. Doutora em Educação. Psicóloga.

Hanmi Cedeño Lima, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – MS

Graduanda em Psicologia.

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Publicado

01/08/2019

Como Citar

ALMEIDA, D. M. de M.; LIMA, H. C. Psicologia na educação inclusiva: sentidos produzidos no trabalho em educação especial. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 21, n. 2, p. 189–207, 2019. DOI: 10.30715/doxa.v21i2.13088. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13088. Acesso em: 20 abr. 2024.

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