Os desafios impostos à educação pela da pandemia do COVID-19 e as novas estratégias

Um relato de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18645

Palavras-chave:

Educação, Gestão escolar, Pandemia

Resumo

A Pandemia da Covid 19 causou grande impacto no mundo. Na educação não foi diferente. Esse relato de experiência faz parte de estudos realizados pelo Observatório da Violência do Centro Universitário de Barra Mansa em 2020 e 2021. O trabalho justifica-se pela importância de se trazer à luz a questão da atuação da gestão educacional de nível municipal nesse período de grande importância para reflexão e tomada de decisão a respeito da educação brasileira. Objetivou-se compreender como a pandemia afetou os gestores no seu trabalho, entender a utilização da tecnologia na promoção da aprendizagem e perceber como os estudantes foram atendidos nesse período. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, tendo como principais referenciais: a Legislação, Bourdieu; Passeron (2008), Freire (1996). O objeto de pesquisa configura-se numa live com secretários de educação de três municípios do Médio Paraíba. Esse trabalho contribuiu para uma reflexão dos impactos da Pandemia no processo de ensino de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florencia Cruz da Rocha Ebeling, Centro Universitário de Barra Mansa

Docente na Graduação em Psicologia. Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Referências

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Ed. Paulus, 2011.

BOURDIEU, P; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020.

DOMINGOS, P. A. S.; PINHEIRO, A. S.; SOUSA JUNIOR; F. A. C. Os desafios da pandemia impostos à educação e as novas estratégias para a gestão das escolas públicas [Live]. Barra Mansa, RJ: Centro Universitário de Barra Mansa, 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/ubmbarramansa/videos/4432536410133554. Acesso em: 20 nov. 2022.

DUARTE, A. W. B; HYPOLITO, A. M. Docência em tempos de Covid-19: uma análise das condições de trabalho em meio a pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 736-753, 2020. DOI: 10.22420/rde.v14i30.1207. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1207. Acesso em: 20 nov. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VASCONCELOS, M. S. C. Merenda escolar: o direito à alimentação em tempos de pandemia pela COVID-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2020. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos, 2020. Disponível em: http://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5346_01102020235037.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

Publicado

31/10/2023

Como Citar

EBELING, F. C. da R. Os desafios impostos à educação pela da pandemia do COVID-19 e as novas estratégias: Um relato de experiências. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023026, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18645. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18645. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.