A tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista

Autores

  • Ivanise Gomes de Souza Bittencourt
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.1304

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva. Educação. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo (SCALA) enquanto recurso de produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação. Essa tecnologia assistiva foi desenvolvida em 2009 por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e nos anos subsequentes adquiriu novas versões, acrescentando um módulo de narrativas visuais para a construção de histórias nas plataformas web e android/tablet. Através do módulo de narrativas visuais é possível que participantes de pesquisas, principalmente com déficits de comunicação, construam histórias relacionadas a diversos objetos de estudos de pesquisa em educação. Esse estudo foi desenvolvido, entre os meses de abril e maio de 2016, com quatro participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idades entre 30 e 36 anos, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. Os resultados evidenciaram o SCALA como uma ferramenta relevante de investigação em educação, especialmente na realização de pesquisas envolvendo alunos com TEA, pois permitiu conhecer as percepções dos participantes quanto aos professores, escola e amigos, seus interesses e dificuldades, experiências positivas e negativas e sentimentos quanto à interrupção do processo de escolarização.

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Publicado

23/08/2017

Como Citar

BITTENCOURT, I. G. de S.; FUMES, N. de L. F. A tecnologia assistiva scala como recurso para produção de narrativas e registro de dados nas pesquisas em educação: uma experiência com pessoas adultas com transtorno do espectro autista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1481–1495, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.1304. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10304. Acesso em: 22 dez. 2024.

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