A educação em direitos humanos

A percepção dos professores de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14802

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Professores anos iniciais, Escola pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e apresentar a percepção dos professores dos anos iniciais de uma rede municipal de ensino acerca da educação em direitos humanos no contexto da escola pública. A pesquisa foi construída metodologicamente através de respostas dos professores regentes de disciplinas específicas a um questionário. Ressalte-se que os docentes atuam no planejamento das aulas, atividades e na proposição do material pedagógico ligados à temática. A análise dos resultados demonstra que aproximadamente 70% dos docentes que responderam ao questionário percebem a existência de desafios à abordagem do tema no contexto da educação escolar pública. Observou-se ainda a anuência dos docentes acerca da relevância da educação em direitos humanos como fundamento de novas práticas pedagógicas transformadoras da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis – MT – Brasil

Professor Titular I no Departamento de Educação e programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Pesquisador Sênior do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Professor Visitante da Faculdade de Letras e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal. Pós-doutor pela Universidade do Texas, Austin.

Jonatas Marcos da Silva Santos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

AMARO, A.; PÓVOA, A.; MACEDO, L. A arte de fazer questionários. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2004.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes. 2011.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 07 jan. 2021.

BRASIL. Decreto n. 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em: 08 jan. 2021.

BRASIL. Resolução n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.

CANDAU, V. M. F. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 59-66, 2013.

CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos no Brasil: ideiasforça e perspectivas de futuro. In: MAGDENZO, A. (org.). Pensamiento y ideas-fuerza de la educación en derechos humanos en Iberoamerica. Santiago do Chile: Unesco-OEI, 2009. p. 68-83.

CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. Administração On-Line, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2000. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm. Acesso em: 11 jan. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra. 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GORCZEVSKI, C. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar e praticar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2009.

INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS. Informe Interamericano de la Educación en Derechos Humanos: un estudio en 19 países. Parte I – desarrollo normativo. San José: IIDH, 2002.

MAGENDZO, A. Educación en derechos humanos: un desafío para los docentes de hoy. Santiago: LOM, 2006.

MAGENDZO, A.; SCHMELKES, S; CONDE, S. Educación y Derechos Humanos. México: Instituto de Aguascalientes, 1995.

MORGADO, P. Práticas pedagógicas e saberes docentes na educação em direitos humanos. 2002. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/7_praticas_pedagogicas_e_saberes_docentes_na_educacao_em_direitos_humanos.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.

NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002.

SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária. 2007.

TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2010.

TORRES, C. A. El lugar de las diversidades y de las ciudadanías en la Sociología de la Educación. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 20, n. 1, p. 7-45, 2007.

TORRES, C. A. Sociologia política da educação. 3. ed. São Paulo: Editora Cotez, 2002.

VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

Publicado

02/01/2022

Como Citar

CARVALHO, A. de L.; LUNA, J. M. F. de; SANTOS, J. M. da S. A educação em direitos humanos: A percepção dos professores de uma escola pública. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0537–0556, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14802. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14802. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos