A educação em direitos humanos
A percepção dos professores de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14802Palavras-chave:
Educação, Direitos humanos, Professores anos iniciais, Escola públicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar e apresentar a percepção dos professores dos anos iniciais de uma rede municipal de ensino acerca da educação em direitos humanos no contexto da escola pública. A pesquisa foi construída metodologicamente através de respostas dos professores regentes de disciplinas específicas a um questionário. Ressalte-se que os docentes atuam no planejamento das aulas, atividades e na proposição do material pedagógico ligados à temática. A análise dos resultados demonstra que aproximadamente 70% dos docentes que responderam ao questionário percebem a existência de desafios à abordagem do tema no contexto da educação escolar pública. Observou-se ainda a anuência dos docentes acerca da relevância da educação em direitos humanos como fundamento de novas práticas pedagógicas transformadoras da sociedade.
Downloads
Referências
AMARO, A.; PÓVOA, A.; MACEDO, L. A arte de fazer questionários. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2004.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes. 2011.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 07 jan. 2021.
BRASIL. Decreto n. 7.037, de 21 de dezembro de 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d7037.htm. Acesso em: 08 jan. 2021.
BRASIL. Resolução n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.
CANDAU, V. M. F. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. (org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, p. 59-66, 2013.
CANDAU, V. M. F.; SACAVINO, S. B. Educação em direitos humanos no Brasil: ideiasforça e perspectivas de futuro. In: MAGDENZO, A. (org.). Pensamiento y ideas-fuerza de la educación en derechos humanos en Iberoamerica. Santiago do Chile: Unesco-OEI, 2009. p. 68-83.
CHAGAS, A. T. R. O questionário na pesquisa científica. Administração On-Line, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2000. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm. Acesso em: 11 jan. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra. 1997.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GORCZEVSKI, C. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar e praticar. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. 2009.
INSTITUTO INTERAMERICANO DE DERECHOS HUMANOS. Informe Interamericano de la Educación en Derechos Humanos: un estudio en 19 países. Parte I – desarrollo normativo. San José: IIDH, 2002.
MAGENDZO, A. Educación en derechos humanos: un desafío para los docentes de hoy. Santiago: LOM, 2006.
MAGENDZO, A.; SCHMELKES, S; CONDE, S. Educación y Derechos Humanos. México: Instituto de Aguascalientes, 1995.
MORGADO, P. Práticas pedagógicas e saberes docentes na educação em direitos humanos. 2002. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/7_praticas_pedagogicas_e_saberes_docentes_na_educacao_em_direitos_humanos.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
NOGUEIRA, R. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002.
SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária. 2007.
TAVARES, C. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2010.
TORRES, C. A. El lugar de las diversidades y de las ciudadanías en la Sociología de la Educación. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v. 20, n. 1, p. 7-45, 2007.
TORRES, C. A. Sociologia política da educação. 3. ed. São Paulo: Editora Cotez, 2002.
VIEIRA, S. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jonatas Marcos da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.