“Plantar Educação”: educação e sustentabilidade nos territórios da Amazônia brasileira

Autores

Palavras-chave:

educação ambiental, políticas públicas de educação, Amazônia

Resumo

A Amazônia tem uma grande riqueza biocultural, com uma diversidade de plantas, povos, línguas e culturas, mas que estão em constante ameaça devido aos projetos de desenvolvimento que foram implantados pelo estado brasileiro, pela economia capitalista do agronegócio, pelo garimpo e pela exploração madeireira ilegal. Para responder a esses desafios da Amazônia, apresentamos a experiência do “Programa Plantar Educação”, que envolve municípios dos estados do Amazonas e Pará, com o objetivo de apoiar os sistemas locais no desenvolvimento de estratégias educativas que promovam mais qualidade na educação básica, comprometidas e referenciadas pela região, com o local e os territórios. A experiência tem trazido resultados importantes na organização, planejamento e monitoramento dos sistemas locais de educação, com a participação de gestores, professores, estudantes e comunitários do processo de elaboração de estratégias pedagógicas que dialoguem com o lugar e o modo de vida das pessoas.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947301

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Biografia do Autor

Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Ministério da Educação (MEC), Secretaria Nacional de Educação Básica, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é Secretaria Nacional de Educação Básica do MEC.

Adriana Maria Barbosa Guimas, Motriz, Programa Plantar Educação, Manaus, AM, Brasil

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal), técnica em meio ambiente pela Escola Técnica Federal do Amazonas (ETFAM/IFAM), pedagoga formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com pós-graduação em Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica. Atualmente é consultora pedagógica do Plantar Educação na Motriz.

Júlio Cesar Schweickardt, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD), Amazonas, AM, Brasil

Doutor em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Atualmente é  Pesquisador do Instituto Leônidas e Maria Deane - ILMD/Fiocruz Amazonas, onde foi chefe do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia - LAHPSA no período entre 2013 a 2022

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

SCHWEICKARDT, K. H. S. C.; GUIMAS, A. M. B.; SCHWEICKARDT, J. C. “Plantar Educação”: educação e sustentabilidade nos territórios da Amazônia brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19473, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19473. Acesso em: 20 jun. 2025.

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