A expansão do ensino secundário no Brasil pós-1930

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15292

Palavras-chave:

História da educação, Expansão do ensino secundário, Instituições educacionais

Resumo

Recompomos neste artigo perspectivas históricas voltadas para a expansão do ensino secundário no Brasil pós 1930. Nunes (1999) informa que essa expansão se ampliou após o colapso econômico das instituições, motivado pela quebra da bolsa de valores de Nova York, catástrofe de repercussão mundial que, dentre outras consequências, tornou visível a necessidade de reestruturação da educação secundária até então oferecida, já que não comportava mais um ensino formalista, voltado para formação de uma elite que vislumbrava o ensino superior. A base teórica e metodológica aborda os trabalhos de Silva (1969), Abreu (1955), Palma Filho (2005) e Nunes (1999). Teremos olhar atento para o ensino secundário desenvolvido no Rio de Janeiro, onde detectamos que essa oferta não se limitou a estabelecimentos públicos de ensino.

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Biografia do Autor

Jussara Cassiano Nascimento , Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB)

Assessora Pedagógica da Diretoria e Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Departamento de Educação – Força Aérea Brasileira (FAB). Pós-Doutorado em Educação (UERJ).

Lia Ciomar Macedo de Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Titular do Departamento de Educação. Doutorado em Educação (UFRJ).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

NASCIMENTO , J. C. .; FARIA, L. C. M. de . A expansão do ensino secundário no Brasil pós-1930. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1455–1472, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15292. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15292. Acesso em: 19 abr. 2024.

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