As Ciências Sociais e o desafio da Antropologia na prática docente na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15294

Palavras-chave:

Antropologia, Ciências sociais, Educação básica, Ensino, Prática docente

Resumo

As Ciências Sociais demarcam sua importância na construção da identidade plural e democrática da sociedade moderna, cujos princípios civilizadores foram historicamente representados no processo de elaboração do discurso sociológico, antropológico e politológico do progresso civilizacional. No Brasil, nos últimos anos, começam a se pautar debates mais aprofundados em torno do ensino das Ciências Sociais na Educação Básica. A partir da obrigatoriedade do ensino da Sociologia, compreendida enquanto espaço formativo das Ciências Sociais no Ensino Médio, a sociedade brasileira passou a refletir sobre o lugar da Antropologia na escola. Nessa perspectiva se originam nossas pesquisas, no intuito de compreender o processo de ensino/aprendizagem da Antropologia no âmbito da Educação Básica. A proposta deste artigo é refletir sobre as contribuições do saber antropológico e das Ciências Sociais no contexto escolar, pensando seus desafios e contribuições na prática docente e na construção da reflexividade crítica sobre a sociedade e a cultura.

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Biografia do Autor

Eliane Anselmo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta IV vinculada ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Doutorado em Antropologia (UFPE).

Raoni Borges Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Visitante vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas. Doutorado em Antropologia (UFPE).

Lidiane Alves da Cunha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta IV vinculada ao Departamento de Ciências Sociais e Políticas e Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência em Ciências Sociais - PIBID. Doutorado em Ciências Sociais (UFRN).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

SILVA, E. A. da .; BARBOSA, R. B. .; CUNHA, L. A. da . As Ciências Sociais e o desafio da Antropologia na prática docente na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1493–1508, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15294. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15294. Acesso em: 24 nov. 2024.