Regulação da aprendizagem na didática profissional

Uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17466

Palavras-chave:

Didática Profissional, Formação profissional, Análise do trabalho, Regulação da aprendizagem, Desenvolvimento de competências profissionais

Resumo

A Didática Profissional é uma corrente de origem francesa que visa compreender o desenvolvimento de adultos com ênfase na formação profissional e na análise do trabalho. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura cujo objetivo foi identificar e analisar estudos sobre a regulação da aprendizagem na Didática Profissional com vista à formação de competências profissionais. Foram encontrados 83 artigos em 6 diferentes repositórios digitais, dos quais 26 foram analisados de acordo com as questões norteadoras da investigação. Os resultados obtidos indicam a predominância de análises do exercício profissional na docência, especialmente na área de Exatas, entretanto, os trabalhos são majoritariamente pesquisas bibliográficas com poucos relatos de experiências. Embasado na relevância da temática e com base nas discussões desta pesquisa, considera-se que a literatura carece de abordagens que investiguem apropriadamente formas explícitas de regulação e da utilização de instrumentos para análise do trabalho voltados ao desenvolvimento de competências profissionais.

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Biografia do Autor

Felipe Omena Marques Alves, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Docente da área de Informática. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (UFPE).

Alex Sandro Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Doutorado em Ciências da Educação.

Candy Estelle Marques Laurendon, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Psicologia Cognitiva.

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Publicado

09/10/2023

Como Citar

ALVES, F. O. M.; GOMES, A. S.; LAURENDON, C. E. M. Regulação da aprendizagem na didática profissional: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023093, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17466. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17466. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos