Alfabetização e (pós-)pandemia

Intercorrências no processo de constituição de leitores e escritores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18470

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Pandemia, Leitura, Escrita

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa com a seguinte problemática: em que medida a aprendizagem dos estudantes em processo de alfabetização e letramento foi comprometida pela pandemia da Coronavirus Disease (Doença do Novo Coronavírus – COVID-19) na formação de escritores e leitores? A pesquisa objetivou analisar o referido processo, durante 2020, 2021 e 2022, em escolas públicas de dois municípios mineiros, e as implicações para o processo formativo das crianças. Para a consecução do objetivo proposto foi realizada uma investigação em seis escolas públicas por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. As análises evidenciaram que a alfabetização ficou comprometida com o Ensino Remoto Emergencial, ao prejudicar as habilidades de leitura e escrita e a constituição de leitores e escritores, no que diz respeito à ausência da interação presencial e das mediações pedagógicas que consideram os contextos de aprendizagem e a subjetividade da criança.

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Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UFU).

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia

Professor e pesquisador da Faculdade de Educação (FACED).

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal – UFU.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal -UFU.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

SOUZA, V. A. de; KATRIB, C. M. I.; NUNES, K. de C. S.; REZENDE, V. M. Alfabetização e (pós-)pandemia: Intercorrências no processo de constituição de leitores e escritores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023067, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18470. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18470. Acesso em: 23 dez. 2024.