Alfabetização e (pós-)pandemia

Intercorrências no processo de constituição de leitores e escritores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18470

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Pandemia, Leitura, Escrita

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa com a seguinte problemática: em que medida a aprendizagem dos estudantes em processo de alfabetização e letramento foi comprometida pela pandemia da Coronavirus Disease (Doença do Novo Coronavírus – COVID-19) na formação de escritores e leitores? A pesquisa objetivou analisar o referido processo, durante 2020, 2021 e 2022, em escolas públicas de dois municípios mineiros, e as implicações para o processo formativo das crianças. Para a consecução do objetivo proposto foi realizada uma investigação em seis escolas públicas por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. As análises evidenciaram que a alfabetização ficou comprometida com o Ensino Remoto Emergencial, ao prejudicar as habilidades de leitura e escrita e a constituição de leitores e escritores, no que diz respeito à ausência da interação presencial e das mediações pedagógicas que consideram os contextos de aprendizagem e a subjetividade da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UFU).

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia

Professor e pesquisador da Faculdade de Educação (FACED).

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal – UFU.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Humanas do Pontal -UFU.

Referências

ANDRADE, S. S. et al. Entre máscaras, ansiedades e expectativas: desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 66, p. 1-24, 2022. DOI: 10.15210/educacao.vi66.4144. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/23305/14791. Acesso em: 6 maio 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO (ABALF). Ofício n. 16/99, de 16 de abril de 2020. Posicionamento da ABALF sobre a reposição de aulas remotas na Educação Básica. Florianópolis: SC, 2020. Disponível em: https://www.abalf.org.br/posicionamentos. Acesso em: 6 maio 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO (ABALF). [Correspondência]. Acolhida e desafios frente ao retorno às aulas presenciais. Destinatários: associados, alfabetizadores, pesquisadores, familiares e sociedade. Florianópolis: SC, 2022. Disponível em: https://www.abalf.org.br/_files/ugd/f293dd_0c47b51076b140b5b8f01ab71a3aa416.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

BEZERRA NETO, L.; NASCIMENTO, M. N. M. Da maquinaria às TICs: um contínuo processo de exploração do trabalhador. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 21, e021046, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8664135. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8664135. Acesso em: 19 jan. 2023.

BRASIL. [Constituição da República Federativa do Brasil (1988)]. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Parecer CNE/CP n. 5, de 28 abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC, CNE, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 fev. 2023.

CAMINI, P.; FREITAS, A. T. Ensino remoto na pandemia de covid-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 250-264, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.60952. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/60952/41473. Acesso em: 11 fev. 2023.

CORREIA, J. R. et al. Escola fechou e agora? Sentimentos, sentidos e (re)significação da alfabetização no contexto da Pandemia da Covid-19 no Maranhão. In: MACEDO, M. S. A. N. (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, p. 311-333, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/12DJzo0p2J_jD-WJ6NIxFxca7EpbcIkBU. Acesso em: 12 fev. 2023.

COSTA, C. L. Educação em tempos de pandemia: ensino remoto emergencial e avanço da política neoliberal. Expedições, Morrinhos, v. 11, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/11057. Acesso em: 12 fev. 2023.

DIAS, D. P.; SMOLKA, A. L. B. Das (im)possibilidades de se alfabetizar e investigar em condições de isolamento social. Revista Brasileira de Alfabetização, São Paulo, n. 14, p. 228-244, 2021. DOI: 10.47249/rba2021495. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/495. Acesso em: 12 fev. 2023.

GOULART, C. M. A. Alfabetização em perspectiva discursiva. A realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização, São Paulo, v. 1, n. 9, p. 60-78, 2020. DOI: 10.47249/rba.2019.v1.334. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/334. Acesso em: 12 fev. 2023.

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE (GESTRADO). Trabalho Docente em Tempos de Pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020. Disponível em: https://gestrado.net.br/pesquisas/trabalho-docente-em-tempos-de-pandemia-cnte-contee-2020/. Acesso em: 12 fev. 2023.

KOSLINSKI, M. C.; BARTHOLO, T. L. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. 1-27, 2021. DOI: 10.18222/eae.v32.8314. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8314. Acesso em: 1º mar. 2022.

MACEDO, M. S. A. N. Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022.

MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021. DOI: 10.1590/S2178-149420210203. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2023.

MAINARDES, J. Alfabetização em tempos de pandemia. In: CORRÊA, B. S. S. et al. (org.). Políticas e práticas de alfabetização: perspectivas autorais e contextuais. Rio de Janeiro: Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro: VW, 2021. p. 57-65.

MINAS GERAIS. Resolução SEE n. 4.310, de 17 de abril de 2020. Dispõe sobre as normas para a oferta de Regime Especial de Atividades Não Presenciais, e institui o Regime Especial de Teletrabalho nas Escolas Estaduais da Rede Pública de Educação Básica e de Educação Profissional, em decorrência da pandemia Coronavírus (COVID-19), para cumprimento da carga horária mínima exigida. Diário Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://simadefacil.blogspot.com/2020/05/resolucao-see-n-43102020.html. Acesso em: 12 fev. 2023.

MINAS GERAIS. Documento Orientador: Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação, 2021. Disponível em: https://acervodenoticias.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Documento%20Orientador%20REANP%202021%20%E2%80%93%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20Tempo%20Integral%20-%20Ensino%20Fundamental%20e%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em: 25 jul. 2022.

MIRANDA, M. C.; FERREIRA, B. J. P. As impossibilidades da alfabetização em tempos de pandemia: abordagem histórico-crítica. Educação Básica em Foco, Brasília, v. 2, n. 4, p. 1-6, 2021. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/04/Artigos/As_impossibilidades_da_alfabetizacao_em_tempos_de_pandemia_MIRANDA-M-C_FERREIRA-B-J-P.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, São Paulo, v. 127, p. 27-40, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p27-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180037. Acesso em: 12 fev. 2023.

QUEIROZ, M. G.; SOUSA, F. G. A.; PAULA, G. Q. Educação e pandemia: impactos na aprendizagem de alunos em alfabetização. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6057. Acesso em: 7 fev. 2023.

SCHWAN, F.; UHMANN, R. I. M.; SCHWAN, G. Pandemia e educação ambiental: um olhar para as divulgações midiáticas de 2020/21. Cocar, Belém, v. 16, n. 34, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5081. Acesso em: 12 fev. 2023.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004. ISSN: 1413-2478. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

VELOSO, G. M. et al. Ensino Remoto Emergencial em Minas Gerais: Novas configurações na relação família-escola? In: MACEDO, M. S. A. N. (org.). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, p. 48-68, 2022.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

19/09/2023

Como Citar

SOUZA, V. A. de; KATRIB, C. M. I.; NUNES, K. de C. S.; REZENDE, V. M. Alfabetização e (pós-)pandemia: Intercorrências no processo de constituição de leitores e escritores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023067, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18470. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18470. Acesso em: 22 nov. 2024.