DUPLA EXCEPCIONALIDADE: ALTAS HABILIDADES E SURDEZ
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19129Palavras-chave:
Educação Especial, Superdotação, SurdezResumo
A dupla excepcionalidade (2E) se manifesta por meio de altas habilidades ou superdotação (AHSD) e outras tipicidades associadas, podendo ser deficiências ou transtorno. O presente artigo consiste em apresentar resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi averiguar e analisar as produções de artigos sobre dupla excepcionalidade - altas habilidades ou superdotação e surdez - no contexto brasileiro e internacional nos últimos dez anos, por meio de revisão integrativa. Os bancos de dados elencados foram: Institut of Education Sciences (ERIC); Journals Oxford Academic; Oasisbr; Portal de Periódicos Capes (MEC); Science Direct– ELSEVIER; Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os resultados apontaram escassez de artigos sobre o tema em tela, sendo encontrado somente um (01), de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos na pesquisa.
Downloads
Referências
BALDWIN, L; BAUM, S; PERELES, D; HUGHES, C. Twice-exceptional learners: the journey toward a shared vision. Gifted Child Today, [S.I], v. 38, n. 4, p. 206-214, 2015. Disponível em: http://sagepub.com/journalsPermissions.nav. Acesso em: 14. abr. 2023.
BARBOSA, A. J. G.; SCHELINI, P. W.; ALMEIDA, L. C. Medidas de dotação e talento: Produção científica em Psicologia (2006-2011). In: BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A.; NASCIMENTO, E. (ed.) Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14. abr. 2023.
COLEMAN, M. R.; HARRADINE, C.; KING, E. Meeting the needs of students who are twice exceptional. TEACHING Exceptional Children, [S.I], v. 38, n. 1, 2005. DOI:10.1177/004005990503800101. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318535629_Meeting_the_Needs_of_Students_who_are_Twice_Exceptional. Acesso em: 15 jul. 2023.
DENIZ, F. K; SPIES, T. Using Funds of Knowledge to Identify Bilingual Students' Gifts and Talents: The Role of Home Visits. CATESOL, [S.I], v. 32 n. 1 p. 105-114, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1322650. Acesso em: 15 jul. 2023.
FERNANDES, T. L. G. Capacidades silentes: Avaliação educacional diagnóstica de altas habilidades/superdotação em alunos com surdez. 2014. 330f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.
GALLAGHER, J. J. Teaching the gifted child. Needham Heights: Allyn and Bacon, 1994.
GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. p. 340.
GARDNER, H. O verdadeiro belo e o bom. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Escolar; 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
MARTINS. B. A.; CHACON, M. C. M. Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1339–1355, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.17001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17001. Acesso em: 30 jan. 2024.
MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, maio-ago. 2014.
PRISMA. Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses. 2020. Disponível em: https://www.prisma-statement.org/. Acesso em: 30 jan. 2024.
RANGNI, R. D. A. Reconhecimento do talento em alunos com perdas auditivas no ensino básico. 2012. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
RENZULLI, J. S. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação em Revista, Porto Alegre, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamada- superdotacao.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.
RENZULLI, J. S. A concepção da superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (org.). Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2014a. p. 219-264.
RENZULLI, J. S. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 539-562, set./dez. 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14676. Acesso em: 19. abr. 2023.
RENZULLI, J. S. Reflections on my work: the identification and development of creative of creative/productive giftedness. In: DAI, D. Y.; STERNBERG, R. J. (org.), Scientific Inquiry into human potencial: historical and contemporary perspectives acress disciplines, 2021.
SILVA, J. C. G. Dupla excepcionalidade: identificação de altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: 10.1590/s1679-45082010rw1134. Acesso em: 14 abr. 2023.
WINSTALEY, C. Gifted children with hearing impairment. In: MONTGOMERY, D. Gifted & Talented children with special educational needs: Double excepcionality. UK: David Fulton Publishers Ltd, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Silveira Soler, Thayná Carvalho de Almeida, Rosemeire de Araújo Rangni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.