DUPLA EXCEPCIONALIDADE: ALTAS HABILIDADES E SURDEZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19129

Palavras-chave:

Educação Especial, Superdotação, Surdez

Resumo

A dupla excepcionalidade (2E) se manifesta por meio de altas habilidades ou superdotação (AHSD) e outras tipicidades associadas, podendo ser deficiências ou transtorno. O presente artigo consiste em apresentar resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi averiguar e analisar as produções de artigos sobre dupla excepcionalidade - altas habilidades ou superdotação e surdez - no contexto brasileiro e internacional nos últimos dez anos, por meio de revisão integrativa. Os bancos de dados elencados foram: Institut of Education Sciences (ERIC); Journals Oxford Academic; Oasisbr; Portal de Periódicos Capes (MEC); Science Direct– ELSEVIER; Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os resultados apontaram escassez de artigos sobre o tema em tela, sendo encontrado somente um (01), de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Silveira Soler, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil.

Doutoranda em Educação Especial. Departamento de Psicologia/ Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Thayná Carvalho de Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil.

Doutoranda em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, Câmpus São Carlos, Departamento de Psicologia/ Programa de Pós-Graduaçãoem Educação Especial

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP – Brasil.

Professora Adjunta 4, Universidade Federal de São Carlos, Câmpus São Carlos, Departamento de Psicologia/ Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, São Carlos – São Paulo – Brasil.

Referências

BALDWIN, L; BAUM, S; PERELES, D; HUGHES, C. Twice-exceptional learners: the journey toward a shared vision. Gifted Child Today, [S.I], v. 38, n. 4, p. 206-214, 2015. Disponível em: http://sagepub.com/journalsPermissions.nav. Acesso em: 14. abr. 2023.

BARBOSA, A. J. G.; SCHELINI, P. W.; ALMEIDA, L. C. Medidas de dotação e talento: Produção científica em Psicologia (2006-2011). In: BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A.; NASCIMENTO, E. (ed.) Avaliação psicológica nos contextos educativo e psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14. abr. 2023.

COLEMAN, M. R.; HARRADINE, C.; KING, E. Meeting the needs of students who are twice exceptional. TEACHING Exceptional Children, [S.I], v. 38, n. 1, 2005. DOI:10.1177/004005990503800101. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318535629_Meeting_the_Needs_of_Students_who_are_Twice_Exceptional. Acesso em: 15 jul. 2023.

DENIZ, F. K; SPIES, T. Using Funds of Knowledge to Identify Bilingual Students' Gifts and Talents: The Role of Home Visits. CATESOL, [S.I], v. 32 n. 1 p. 105-114, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1322650. Acesso em: 15 jul. 2023.

FERNANDES, T. L. G. Capacidades silentes: Avaliação educacional diagnóstica de altas habilidades/superdotação em alunos com surdez. 2014. 330f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2014.

GALLAGHER, J. J. Teaching the gifted child. Needham Heights: Allyn and Bacon, 1994.

GARDNER, H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. p. 340.

GARDNER, H. O verdadeiro belo e o bom. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Escolar; 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

MARTINS. B. A.; CHACON, M. C. M. Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp.2, p. 1339–1355, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.2.17001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17001. Acesso em: 30 jan. 2024.

MELETTI, S. M. F.; RIBEIRO, K. Indicadores Educacionais sobre a Educação Especial no Brasil. Cadernos Cedes, Campinas, v. 34, n. 93, p. 175-189, maio-ago. 2014.

PRISMA. Transparent Reporting of Systematic Reviews and Meta-Analyses. 2020. Disponível em: https://www.prisma-statement.org/. Acesso em: 30 jan. 2024.

RANGNI, R. D. A. Reconhecimento do talento em alunos com perdas auditivas no ensino básico. 2012. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

RENZULLI, J. S. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação em Revista, Porto Alegre, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Extensao/papah/o-que-e-esta-coisa-chamada- superdotacao.pdf. Acesso em: 19 abr. 2023.

RENZULLI, J. S. A concepção da superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. (org.). Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2014a. p. 219-264.

RENZULLI, J. S. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 50, p. 539-562, set./dez. 2014b. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/14676. Acesso em: 19. abr. 2023.

RENZULLI, J. S. Reflections on my work: the identification and development of creative of creative/productive giftedness. In: DAI, D. Y.; STERNBERG, R. J. (org.), Scientific Inquiry into human potencial: historical and contemporary perspectives acress disciplines, 2021.

SILVA, J. C. G. Dupla excepcionalidade: identificação de altas habilidades ou superdotação em adultos com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: 10.1590/s1679-45082010rw1134. Acesso em: 14 abr. 2023.

WINSTALEY, C. Gifted children with hearing impairment. In: MONTGOMERY, D. Gifted & Talented children with special educational needs: Double excepcionality. UK: David Fulton Publishers Ltd, 2003.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

SOLER, P. S.; ALMEIDA, T. C. de; RANGNI, R. de A. DUPLA EXCEPCIONALIDADE: ALTAS HABILIDADES E SURDEZ. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024129, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19129. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19129. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisão e pesquisa