O trabalho dos professores orientadores de estágio em cursos de formação de professores

Autores

  • Nadiane Feldkercher Universidade Federal de Pelotas Universidad de Sevilla (doutorado sanduíche)

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6032

Palavras-chave:

Professor universitário. Estágio curricular supervisionado. Orientação de estágio.

Resumo

O estágio curricular na formação de professores objetiva aproximar o estagiário da escola básica, seu futuro campo de atuação. É uma atividade supervisionada por implicar o acompanhamento e orientação do professor orientador de estágio (vinculado à universidade) e do professor regente da turma (vinculado à escola O estágio curricular na formação de professores objetiva aproximar o estagiário da escola básica, seu futuro campo de atuação. É uma atividade supervisionada por implicar o acompanhamento e orientação do professor orientador de estágio (vinculado à universidade) e do professor regente da turma (vinculado à escola básica). Nesse estudo objetivamos conhecer e analisar o trabalho desenvolvido pelos professores universitários que orientam o estágio de um curso de formação de professores de matemática de uma universidade pública do sul do Brasil. Utilizamos a entrevista como instrumento de coleta de dados junto a dois professores orientadores de estágio. As análises estiveram pautadas em orientações legais sobre o estágio e em autores como Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2006), Zabalza (2004) e Zeichner (2009). Dentre os resultados, apontamos que a demanda de trabalho dos orientadores é ampla e, muitas vezes, esses professores não possuem as condições mínimas para acompanhar e supervisionar os estagiários. O descompasso entre o calendário escolar e o calendário universitário foi uma limitação identificada no desenvolvimento do estágio nesse curso. Percebemos a necessidade de uma maior aproximação entre universidade e escola e a revisão do que se refere ao trabalho cooperativo entre os dois professores orientadores de estágio desse curso.

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Biografia do Autor

Nadiane Feldkercher, Universidade Federal de Pelotas Universidad de Sevilla (doutorado sanduíche)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre em Educação, Pedagoga. Atualmente bolsista CAPES/PDSE na Universidad de Sevilla-España

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Publicado

20/12/2016

Como Citar

FELDKERCHER, N. O trabalho dos professores orientadores de estágio em cursos de formação de professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1799–1813, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.6032. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6032. Acesso em: 15 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos