Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio

Autores

  • João Paulo Silva Pinheiro Universidade de São Paulo
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará
  • Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8361

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Biologia. Contextualização.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM busca que as escolas adotem um ensino interdisciplinar e contextualizado, sendo requisito para o ingresso em instituições de ensino superior. Dentro da Biologia existe uma área denominada de Biotecnologia, que se relaciona com diversas atividades tecnológicas, importantes para a sociedade, porém com questões éticas, sociais, políticas, entre outras. Dentro desse contexto, o presente trabalho objetivou analisar como a Biotecnologia é abordada na prática docente de professores do 3º ano do Ensino Médio, com vistas ao ENEM. A fim de alcançar este objetivo, foram feitas análises das questões do ENEM de 2009 a 2015 e foram aplicadas entrevistas com professores de quatro escolas públicas do município de Fortaleza/CE. Na análise das provas do Enem, verificou-se que em todas as edições a Biotecnologia foi questionada de forma direta ou indireta, com temas como transgênicos, DNA recombinante, biocombustíveis e células-tronco. Constatou-se que a Biotecnologia vem sendo ministrada em escolas públicas do município de Fortaleza/CE, porém com pouco aprofundamento, uma vez que a maioria dos entrevistados demonstrou certo desconforto em lecionar a temática, por falta de atualização profissional, impossibilitando uma opinião mais segura sobre determinados assuntos divulgados; tal insegurança acaba refletindo na apresentação do conteúdo em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Silva Pinheiro, Universidade de São Paulo

Mestre, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas

Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas

Referências

BORÉM, A. A história da Biotecnologia. Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, n 34, p. 10-12, 2005.

CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena - Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan.- jun. 2008.

DIAS, S. O. Pessoas, ruas, imagens e biotecnologias em realejo. Revista de Ensino de Biologia, n. especial. 2007.

FAGUNDES, W. A.; PEREIRA, C. M.; CRISOSTIMO, A. L. A aplicação da Biotecnologia no ensino como forma de disseminar Ciência & Tecnologia. In: 4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão, 2012, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Paraná: CIEPG. Disponível em: < http: www.isapg.com.br/2012/ciepg/down.php?id=2691&q=1> Acesso: 13 out. 2012.

FERREIRA, J. L.; ARAÚJO, D. L. Avaliação como Prática Escolar: parâmetros do ENEM e das OCEM. 2011. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/programacao/Programa%C3%A7%C3%A3o%20-%20P%C3%B4steres.pdf> Acesso em 30 set. 2012.

FIRMINO, M. N. P. Biotecnologia – Estudo Exploratório das Percepções e Atitudes de Professores e Alunos, Dissertação de Mestrado em Biologia para o Ensino apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2007.

FONSECA, V. B.; BOBROWSKI, V.L. Biotecnologia na escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia. Acta Scientiae, v.17, n.2, maio-ago. 2015.

GIASSI, M. G.; MORAES, E. C. A contextualização no ensino de Biologia e sua importância para a compreensão do cotidiano. In: II Simpósio Internacional – V Fórum Nacional De Educação, 2008, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos... Universidade Luterana do Brasil. Rio Grande do Sul: ULBRA, 2008. Disponível em: <http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_resumo/MESA%2011B%20-%20GIASSI.pdf> Acesso em: 10 abr. 2012.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOULART, A. O. F.; MAIA, E. D. Biotecnologia no século XXI: Um caso de Letramento Científico. In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Ponta Grossa. Anais Eletrônicos... Ponta Grossa: Paraná, 2012. Disponível em: < http://www.sinect.com.br/2012/down.php?id=2763&q=1>. Acesso em: 11 out. 2012.

HENS, C. I.; ROSSI, F. B.; MEURER, A. C.; COSTAS F. A. T.; GUTERRES, C. R. J.; FONTANA, H. A. Educação básica e superior: uma conversa sobre estas diferentes realidades na busca de novos caminhos e práticas educação. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2006, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos... Santa Maria: II SENAFE. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2012.

LEMES, C. M.; ASSIS, C.C.D.; BRAGA, E.F.; ALMEIDA, G.B.M. A Teoria e a Prática na Formação de Professores: desafios e dilemas. In: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia: PUC Goiás, 2011. Disponível em: < http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/CO%20458-1148-1-SM[1].pdf>. Acesso em: 16 set. 2012.

LOPES, A. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 80, p. 389-404, 2002.

MACENO, N. G.; RITTER-PEREIRA, J.; MALDANER, O. A.; GUIMARÃES, O. M. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, ago. 2011.

MALAJOVICH, M. A. O ensino de Biotecnologia: enfrentando desafios. In: II Simpósio de Popularização da Biotecnologia (ANBIO), 2007, Ouro Preto-MG. Disponível em: <http://www.bteduc.bio.br/palestras/07_MAM_ANBIO_Ensino_Biotecnologia.pdf> Acesso em: 15 abr. 2012.

PADILHA, I. Q. M; ARAÚJO, D. A. M. Biotecnologia. Recursos educativos na internet. Disponível em: <http://www.bioinfo.ufpb.br/difusao/pdf/receduinternet.pdf > Acesso em: 22 set. 2012.

PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M.J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. L. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.

RICARDO, E. C. O Desenvolvimento de Competências: uma compreensão para o ensino das ciências. 2012. Disponível em:<http://www.cederj.edu.br/extensao/images/stories/PDF/TrabalheConosco_edital_07-2012_BIBLIOGRAFIA/Odesenvolvimentodecompetencias-umacompreensaoparaomundodasciencias.pdf> Acesso em: 25 set. 2012.

ROCHA, R. Vivenciando Audiovisuais: Metodologia para Ver e Ouvir. Catolé do Rocha, v.1, p. 98, 2004.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.

SANTOS, J. M. C. L. Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular. Educar em Revista, Curitiba, n. 40, p. 195-205, abr./jun. 2011.

XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) Biologia e a Genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, set/dez. 2006.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

PINHEIRO, J. P. S.; PANTOJA, L. D. M.; SALMITO VANDERLEY, C. S. B. Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 776–792, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8361. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.