Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8361Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Biologia. Contextualização.Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM busca que as escolas adotem um ensino interdisciplinar e contextualizado, sendo requisito para o ingresso em instituições de ensino superior. Dentro da Biologia existe uma área denominada de Biotecnologia, que se relaciona com diversas atividades tecnológicas, importantes para a sociedade, porém com questões éticas, sociais, políticas, entre outras. Dentro desse contexto, o presente trabalho objetivou analisar como a Biotecnologia é abordada na prática docente de professores do 3º ano do Ensino Médio, com vistas ao ENEM. A fim de alcançar este objetivo, foram feitas análises das questões do ENEM de 2009 a 2015 e foram aplicadas entrevistas com professores de quatro escolas públicas do município de Fortaleza/CE. Na análise das provas do Enem, verificou-se que em todas as edições a Biotecnologia foi questionada de forma direta ou indireta, com temas como transgênicos, DNA recombinante, biocombustíveis e células-tronco. Constatou-se que a Biotecnologia vem sendo ministrada em escolas públicas do município de Fortaleza/CE, porém com pouco aprofundamento, uma vez que a maioria dos entrevistados demonstrou certo desconforto em lecionar a temática, por falta de atualização profissional, impossibilitando uma opinião mais segura sobre determinados assuntos divulgados; tal insegurança acaba refletindo na apresentação do conteúdo em sala de aula.
Downloads
Referências
BORÉM, A. A história da Biotecnologia. Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, n 34, p. 10-12, 2005.
CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena - Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan.- jun. 2008.
DIAS, S. O. Pessoas, ruas, imagens e biotecnologias em realejo. Revista de Ensino de Biologia, n. especial. 2007.
FAGUNDES, W. A.; PEREIRA, C. M.; CRISOSTIMO, A. L. A aplicação da Biotecnologia no ensino como forma de disseminar Ciência & Tecnologia. In: 4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão, 2012, Ponta Grossa. Anais eletrônicos... Paraná: CIEPG. Disponível em: < http: www.isapg.com.br/2012/ciepg/down.php?id=2691&q=1> Acesso: 13 out. 2012.
FERREIRA, J. L.; ARAÚJO, D. L. Avaliação como Prática Escolar: parâmetros do ENEM e das OCEM. 2011. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/programacao/Programa%C3%A7%C3%A3o%20-%20P%C3%B4steres.pdf> Acesso em 30 set. 2012.
FIRMINO, M. N. P. Biotecnologia – Estudo Exploratório das Percepções e Atitudes de Professores e Alunos, Dissertação de Mestrado em Biologia para o Ensino apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2007.
FONSECA, V. B.; BOBROWSKI, V.L. Biotecnologia na escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia. Acta Scientiae, v.17, n.2, maio-ago. 2015.
GIASSI, M. G.; MORAES, E. C. A contextualização no ensino de Biologia e sua importância para a compreensão do cotidiano. In: II Simpósio Internacional – V Fórum Nacional De Educação, 2008, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos... Universidade Luterana do Brasil. Rio Grande do Sul: ULBRA, 2008. Disponível em: <http://forum.ulbratorres.com.br/2008/mesa_resumo/MESA%2011B%20-%20GIASSI.pdf> Acesso em: 10 abr. 2012.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOULART, A. O. F.; MAIA, E. D. Biotecnologia no século XXI: Um caso de Letramento Científico. In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012, Ponta Grossa. Anais Eletrônicos... Ponta Grossa: Paraná, 2012. Disponível em: < http://www.sinect.com.br/2012/down.php?id=2763&q=1>. Acesso em: 11 out. 2012.
HENS, C. I.; ROSSI, F. B.; MEURER, A. C.; COSTAS F. A. T.; GUTERRES, C. R. J.; FONTANA, H. A. Educação básica e superior: uma conversa sobre estas diferentes realidades na busca de novos caminhos e práticas educação. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação, 2006, Rio Grande do Sul. Anais Eletrônicos... Santa Maria: II SENAFE. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2012.
LEMES, C. M.; ASSIS, C.C.D.; BRAGA, E.F.; ALMEIDA, G.B.M. A Teoria e a Prática na Formação de Professores: desafios e dilemas. In: IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011, Goiânia. Anais Eletrônicos... Goiânia: PUC Goiás, 2011. Disponível em: < http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/CO%20458-1148-1-SM[1].pdf>. Acesso em: 16 set. 2012.
LOPES, A. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 80, p. 389-404, 2002.
MACENO, N. G.; RITTER-PEREIRA, J.; MALDANER, O. A.; GUIMARÃES, O. M. A Matriz de Referência do ENEM 2009 e o Desafio de Recriar o Currículo de Química na Educação Básica. Química Nova na Escola, v. 33, n. 3, ago. 2011.
MALAJOVICH, M. A. O ensino de Biotecnologia: enfrentando desafios. In: II Simpósio de Popularização da Biotecnologia (ANBIO), 2007, Ouro Preto-MG. Disponível em: <http://www.bteduc.bio.br/palestras/07_MAM_ANBIO_Ensino_Biotecnologia.pdf> Acesso em: 15 abr. 2012.
PADILHA, I. Q. M; ARAÚJO, D. A. M. Biotecnologia. Recursos educativos na internet. Disponível em: <http://www.bioinfo.ufpb.br/difusao/pdf/receduinternet.pdf > Acesso em: 22 set. 2012.
PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M.J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. L. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.
RICARDO, E. C. O Desenvolvimento de Competências: uma compreensão para o ensino das ciências. 2012. Disponível em:<http://www.cederj.edu.br/extensao/images/stories/PDF/TrabalheConosco_edital_07-2012_BIBLIOGRAFIA/Odesenvolvimentodecompetencias-umacompreensaoparaomundodasciencias.pdf> Acesso em: 25 set. 2012.
ROCHA, R. Vivenciando Audiovisuais: Metodologia para Ver e Ouvir. Catolé do Rocha, v.1, p. 98, 2004.
ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.
SANTOS, J. M. C. L. Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular. Educar em Revista, Curitiba, n. 40, p. 195-205, abr./jun. 2011.
XAVIER, M. C. F.; FREIRE, A. S.; MORAES, M. O. A nova (moderna) Biologia e a Genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 3, set/dez. 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.