Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio

Autores

  • João Paulo Silva Pinheiro Universidade de São Paulo
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará
  • Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8361

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Biologia. Contextualização.

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM busca que as escolas adotem um ensino interdisciplinar e contextualizado, sendo requisito para o ingresso em instituições de ensino superior. Dentro da Biologia existe uma área denominada de Biotecnologia, que se relaciona com diversas atividades tecnológicas, importantes para a sociedade, porém com questões éticas, sociais, políticas, entre outras. Dentro desse contexto, o presente trabalho objetivou analisar como a Biotecnologia é abordada na prática docente de professores do 3º ano do Ensino Médio, com vistas ao ENEM. A fim de alcançar este objetivo, foram feitas análises das questões do ENEM de 2009 a 2015 e foram aplicadas entrevistas com professores de quatro escolas públicas do município de Fortaleza/CE. Na análise das provas do Enem, verificou-se que em todas as edições a Biotecnologia foi questionada de forma direta ou indireta, com temas como transgênicos, DNA recombinante, biocombustíveis e células-tronco. Constatou-se que a Biotecnologia vem sendo ministrada em escolas públicas do município de Fortaleza/CE, porém com pouco aprofundamento, uma vez que a maioria dos entrevistados demonstrou certo desconforto em lecionar a temática, por falta de atualização profissional, impossibilitando uma opinião mais segura sobre determinados assuntos divulgados; tal insegurança acaba refletindo na apresentação do conteúdo em sala de aula.

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Biografia do Autor

João Paulo Silva Pinheiro, Universidade de São Paulo

Mestre, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas

Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Ciências Biológicas

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

PINHEIRO, J. P. S.; PANTOJA, L. D. M.; SALMITO VANDERLEY, C. S. B. Ensino de biotecnologia: o conhecimento docente e abordagem na perspectiva do exame nacional do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 776–792, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8361. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8361. Acesso em: 28 mar. 2024.

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