Quo vadis, Doutorado profissional (DP)?

Análises e exemplos com amparo da didática profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16051

Palavras-chave:

Doutorado profissional, Doutorado acadêmico, Aprendizagem e competência profissional, Didática Profissional

Resumo

A variante do “Ph.D.” (Philosophiae Doctor), denominada de Doutorado Profissional, se estabeleceu como noção e gênese no locus acadêmico em resposta assíncrona da Universidade diante de um amplo espectro de desafios e críticas levantadas por uma sociedade cada vez mais permeada por necessidades envolvendo conhecimentos técnicos e científicos especializados, bem como conhecimentos e habilidades profissionais cada vez mais robustas, no sentido de responder aos desafios correspondentes para determinado campo profissional. Nesse sentido, o presente trabalho discute um processo evolutivo sobre a noção de Doutorado Profissional, mediante um exame necessário dos conhecimentos profissionais, por vezes pragmáticos e que, de alguma forma, requerem determinados paradigmas, visando seu reconhecimento pela academia. Em seguida, com o amparo dos pressupostos da Didática Profissional, apresenta algumas implicações que permitem estabelecer um protocolo de validação de conhecimentos originados em Produtos Educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) Fortaleza – CE – Brasil

Professor Titular do departamento de Matemática e Física. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – PQ2 (2020 – 2023). Coordenador doutorado RENOEN – POLO – IFCE. Doutorado em Educação (UFC).

Referências

ALEMU, S. K. The meaning, idea and history of university/higher education in africa: A brief literature review. Forum for International Research in Education, v. 4, n. 3, p. 210-227, 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1199154.pdf. Acesso em: 11 mar. 2021.

ALVES, F. R. V. Sobre o trabalho e aprendizagem do professor de Matemática: Uma contribuição da vertente francesa da Didática Profissional. Trabalho & Educação, v. 30, n. 2, p. 81-101, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/21893. Acesso em: 12 mar. 2021.

ANDRÉ, M. Mestrado profissional e Mestrado acadêmico: Aproximações e diferenças. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 53, p. 823-841, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8459. Acesso em: 12 mar. 2021.

BARATA, R. B. Avanços e Desafios do Mestrado Profissionalizante. In: LEAL, M. C.; FREITAS, C. M. Cenários possíveis: Experiências e desafios do mestrado profissional na saúde coletiva. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2006. Disponível em: https://books.scielo.org/id/sp. Acesso em: 23 mar. 2021.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Argentina: Les edicion Minuit, 1984.

CALDERÓN, A. I. et al. Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Revista Práxis Educativa, v. 14, n. 1, p. 138-163, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/894/89459489008/html/. Acesso em: 08 abr. 2021.

CLOT, Y.; FAITA, D. Genres et styles en analyse du travail Concepts et méthodes. Revue Travailler, v. 4, n. 2, p. 7-42, 2000. Disponível em: http://masterprotc4.free.fr/IMG/pdf/texteclot4.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

COBBAN, A. B. English university life in the Middle Ages. London: Taylor & Francis e-Library, 2001.

COMPAYRÉ, G. Abelard and the Origin and eardly History of Universities. New York: Charles and Sons, 1902.

CURI, E. et al. Doutorado profissional – desafios da implantação dos quatro primeiros cursos da área de ensino. Revista Ciências & Ideias, v. 12, n. 1, p. 217-227, jan./abr. 2021. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/reci/article/view/1702. Acesso em: 03 set. 2021.

GOASTELLEC, G. et al. Academic Markets, Academic Careers: Where Do We Stand? In: KEHM, B.; TEICHLER, U. (ed.). The Academic Profession in Europe: New Tasks and New Challenges. New York: Springer, 2013.

GREEN, H.; POWELL, S. Doctoral Study in Contemporary Higher Education. England: Society for Research into Higher Education & Open University Press, 2005.

KEHM, B. M. Developing Doctoral Degrees and Qualifications in Europe. Good Practice and Isuues of Concern. Bayerishes Staatsinstitut fur Hochschulforschung und Hochschulplanung, IHF, Munchen, v. 1, n. 27, p. 10-33, 2005. Disponível em: /https://www.wissenschaftsmanagement-online.de/sites/www.wissenschaftsmanagement-online.de/files/migrated_wimoarticle/1-2005Kehm.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.

KEHM, B. M. Quo Vadis Doctoral Education? New European Approaches in the Context of Global Changes, European Journal of Education, v. 42, n. 3, p. 307-319, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1465-3435.2007.00308.x. Acesso em: 23 fev. 2021.

LEE, N-J. et al. Achieving your Professional Doctorate. England: Open University Press, 2000.

LUNDGREN-RESENTERRA, M. Exploring the impact of a professional doctorate on higher education organizations: A critical realist perspective. 2017. Thesis (Doctor of Education) – University of Liverpool, 2017. Disponível em: https://livrepository.liverpool.ac.uk/3009806/. Acesso em: 09 ago. 2021.

MACINTYRE, A. The very idea of a university: Aristotle, Newman, and us. British Journal of Educational Studies, v. 57, n. 4, p. 347-362, 2009. Disponível em: https://inters.org/files/The-very-idea-of-a-University.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

MOORE, J. C. A brief History of Universities. New York: Springer, 2019.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática: Uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 66-80, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n1p66. Acesso em: 09 maio 2021.

PARIÊ, J. Complexity, emergence, resilience. In: HOLLNAGEL, E. (ed.) Resilience Engineering: Concepts and Precepts. England: Ashgate Publishing Limited, 2006.

PARK C. Redefining the Doctorate. The Higher Education Academy. Heslington: New York, 2005.

PASTRÉ, P. Analyse du travail et didactique professionnelle. Rencontre du CAFOC, Nantes, nov. 2001.

PASTRÉ, P. L´analyse du travail en Didactique professionnelle. Revue Française de Pédagogie, v. 3, n. 138, p. 9-17, 2002. Disponível em: http://www.formations.philippeclauzard.com/INRP_RF138_2.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

PASTRÉ, P. Quelques réflexions sur l’organisation de l’activité enseignante. Recherche et Formation, v. 56, n. 2, p. 81-93, 2007a. Disponível em: https://journals.openedition.org/rechercheformation/907. Acesso em: 10 maio 2021.

PASTRÉ, P. Champs conceptuels et champs professionnels In: MERRI, M. (ed). Activité humaine et conceptualization: Question à Gerard Vergnaud. Paris: Presses Universitaires du Midi, 2007b. Disponível em: https://books.openedition.org/pumi/5974. Acesso em: 21 maio 2021.

PASTRÉ, P. La didactique professionnelle: Origines, fondements, perspectives. Travail et apprentissages, v. 1, p. 9-21, 2008a. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-travail-et-apprentissages-2008-1-page-9.htm. Acesso em: 05 abr. 2021.

PASTRÉ, P. Aprentissage et activité. In: LENOIR, Y.; PASTRÉ, P. Didactique professionnelle et didactiques disciplinaires en débat. Toulouse: Octarès, 2008b.

PEPE, L. Universities, Academies, and Sciences in Italy in the Modern Age. In: BUCHWALD, J. Z. New studies in the history and philosophy of science and technology. Netherlans: Springer, 2006.

PINERO, J. M. L. The Faculty of Medicine of Valencia: Its Position in Renaissance Europe, In: BUCHWALD, J. Z. New studies in the history and philosophy of science and technology. Netherlans: Springer, 2006.

RASHDALL, R. M. A. The Universities in the Europe in the Middles Ages. Oxford: Oxford University Press, 1936.

RIBEIRO, R. J. O mestrado profissional na política atual da Capes. RBPG, Brasília, v. 2, n. 4, p. 8-15, 2005. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/72. Acesso em: 10 mar. 2021.

RIBEIRO, R. J. Ainda sobre o mestrado profissional. RBPG, Brasília, v. 2, n. 6, p. 313-315, 2006. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/113. Acesso em: 21 mar. 2021.

RIZATTI, I. et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: Proposições de um grupo de colaboradores. Revista ACTIO: docência em Ciências, v. 5, n. 2, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12657. Acesso em: 21 abr. 2021.

RÔÇAS, G.; BOMFIM, A. M. Do embate à construção do conhecimento: A importância do debate científico. Ciência & Educação, v. 24, n. 1, p. 3-7, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/gNGrBJyLFQnV8qmwqR7bPHN/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.

RÜEGG, W. A History of the university in Europe: Universities in the nineteenth and early twentieth centuries (1800 – 1945). Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

WENER, A. The Transatlantic World of Higher Education Americans at German Universities 1776–1914. Oxford: Berghahn Books, 2013.

WICKRAMASINGHE, L. C.; BORGER, J. G. The new age of the PhD: Transforming the PhD from a product to a process. Journal of Life Sciences, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://journaloflifesciences.org/file_journal/1521_17686183.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.

Publicado

01/07/2022

Como Citar

ALVES, R. V. Quo vadis, Doutorado profissional (DP)? : Análises e exemplos com amparo da didática profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 3, p. 1755–1784, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i3.16051. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16051. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.