Práticas interdisciplinares de educação em saúde e meio ambiente na educação de jovens e adultos: percepção dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i3.10064

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, Educação em saúde, Educação em meio ambiente, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O estudo busca apresentar a percepção de alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos mediante práticas interdisciplinares de educação em saúde e meio ambiente. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e inspiração etnográfica. Foram realizadas práticas interdisciplinares e entrevistas com os alunos. A aprendizagem acerca dos temas propostos, mediante a prática interdisciplinar, contribuiu para a aquisição de conhecimentos, visto que tal prática contempla também seus conhecimentos prévios. Considera-se que a interdisciplinaridade, em conjunto com as temáticas propostas, foi percebida como uma metodologia inovadora que possibilita um olhar crítico acerca de mudanças na postura do aluno em relação à saúde e o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Elisa Angélica Alves Guedes, Universidade de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas. Pós-Graduada em Gestão Ambiental. Bacharel em Nutrição. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

Marianne Louise Marinho Mendes, Universidade de Pernambuco

Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Petrolina, vinculada ao curso de graduação em Nutrição e ao Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – PPGFPPI.

 

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias, Universidade de Pernambuco

Docente Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Nível mestrado – modalidade profissional da UPE Campus Petrolina vinculada a linha de pesquisa "Educação, Meio Ambiente e Saúde".

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Publicado

18/10/2019

Como Citar

GUEDES, E. A. A.; MENDES, M. L. M.; MESSIAS, C. M. B. de O. Práticas interdisciplinares de educação em saúde e meio ambiente na educação de jovens e adultos: percepção dos alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 1030–1048, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i3.10064. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10064. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos