Formação continuada em educação física e práticas de promoção de saúde
Estudos relacionados
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16399Palavras-chave:
Formação Continuada, Educação Física, Promoção de saúdeResumo
Este artigo estabelece um quadro analítico de estudos relacionados à temática formação continuada em educação física e práticas de promoção de saúde. A metodologia utilizada é a de abordagem qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, denominado “estudos relacionados”, por meio da catalogação, tabulação e análise de dados obtidos nos títulos, resumos e metodologia de artigos científicos. Como resultado, a pesquisa apresentou limitações e fragilidades das discussões sobre a formação continuada em educação física e práticas de promoção de saúde, e acerca da necessidade de uma formação no âmbito das práticas de promoção de saúde na educação física escolar, tendo em vista que neste componente curricular ainda encontramos muitos desafios sobre o conhecimento relacionado à saúde. Confirmamos, portanto, a significância e premência de debates sobre a promoção de saúde na Educação Física escolar. Em especial, no que diz respeito à formação continuada e prática pedagógica dos professores inseridos nas instituições de educação básica.
Downloads
Referências
BRACANENSE, C. F. Qualidade de vida no trabalho: Discurso dos profissionais de saúde da estratégia saúde da família. 2014. Dissertação (Mestrado em Atenção em Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFTM_ffc8b61a225e9634680d8cb58a0fca19. Acesso em: 14 dez. 2021.
CALEGARI, C. R. O Perfil profissional docente dos egressos da faculdade de educação física da universidade federal de Uberlândia/MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física, Esporte e Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017. Disponível em: http://200.131.62.27/bitstream/tede/460/5/Dissert%20Carmem%20R%20Calegari.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021.
COPETTI, J. Intervenções Educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3536. Acesso em: 06 jan. 2022.
COSTA, A. P. Formação do profissional de Educação Física para atuação da saúde pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSP_90cfa43b58dfad25dec79c542d40f06c. Acesso em: 25 jan. 2022.
COSTA, J. C. G. Atuação docente em educação física escolar na educação de jovens e adultos: Um convite a ampliar as ações de promoção da saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CRUZ_ed65503dfa6f7bc0c355533b3dd65794. Acesso em: 23 jan. 2022.
GARCIA, C. M. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
IVO, A. M. S. Avaliação Qualitativa das Academias da Saúde de Belo Horizonte: A Ótica dos Atores. 2019. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMG_2fc175ab732f5c0c132cc12f2f1b96f8. Acesso em: 19 jan. 2022.
MARTINEZ, J. F. N. Educação física e saúde pública: A inserção do profissional de educação física em um núcleo de apoio à saúde da família (Goiânia/GO). 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal de Goiás, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG_98a3620e06c88627f3acb5dcd53e5e07. Acesso em: 12 jan. 2022.
MENDES, V. M. As práticas corporais e a Clínica Ampliada: A Educação Física na atenção básica. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de São Paulo, 2013. Disponível em: h https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-23052013-121424/en.php. Acesso em: 17 jan. 2022.
OLIVEIRA, V. J. M. Saúde na Educação Física Escolar: Ambivalência e prática pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFES_1c9ced85267bbe31785ff2019a0fdb2f > Acesso em 09 jan. 2022.
PIRES, M. R. Análise dos programas de atividade física dos municípios pertencentes à microrregião de saúde de Uberaba – MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física, Esporte e Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFTM_c25a037842cb746baf26578613273cfb.
Acesso em: 10 jan. 2022.
RIBEIRO, A. E. Sentidos atribuídos pelos alunos com deficiência e pelos professores às aulas de Educação Física escolar. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica) – Universidade Federal de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-03062019-155237/en.php. Acesso em: 12 jan. 2022.
ROBERTO, M. S. Práticas de promoção da saúde no contexto do SUS: Mapeando significados junto a usuários em uma UBS capixaba. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFES_40b06d03ce32ee78adcdb4b5b6d0c18d. Acesso em: 12 jan. 2022.
SOARES, H. M. Implementação da política nacional de humanização: Olhar dos gerentes da atenção primária à saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Atenção à Saúde) – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2013. Disponível em: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/257. Acesso em: 12 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Stela Lopes Soares, Viviany Caetano Freire Aguiar; Ricardo Kenji Shiosaki; Paulo Adriano Schingel, Heraldo Simões Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.