Implicações da prática escolar na construção de identidades juvenis de jovens egressos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.15387

Palavras-chave:

Escola, Juventude, Identidades, Estudos Culturais

Resumo

Estabelecemos análises sobre a construção identitária de jovens e algumas implicações relacionadas à função da escola enquanto formadora destes sujeitos. A pesquisa foi realizada a partir de questionário semiestruturado através de formulário eletrônico, assumindo uma abordagem qualitativa. O processo de escuta do sujeito jovem é interpretado nesta pesquisa como instrumento de captação da significação entre o vivido e o declarado, como uma possibilidade de interpretação das suas vivências possibilitando compreensões da função da escola em relação ao desenvolvimento de suas práticas. Apresentamos os desafios da inserção social dos jovens no mercado de trabalho, assim como, a transição do jovem para o mundo adulto e suas expectativas em relação a escola e aquilo que se desenvolveu naquele espaço. Consideramos a escola enquanto instituição educativa com vínculo em processos de construção social e histórica destes sujeitos que se apresentam num mundo globalizado em constante adequação e transformação.

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Biografia do Autor

Marlene Holdorf, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da UNIVALI.

George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC

Professor do Programa de |Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT). Doutorado em Educação (UFRGS).

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Doutorado em Educação (UFBA). Pós-Doutorado em “Educação do Corpo” pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) – Argentina.

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Publicado

21/10/2021

Como Citar

HOLDORF, M.; MANSKE, G. S.; ZOBOLI, F. Implicações da prática escolar na construção de identidades juvenis de jovens egressos do ensino médio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2760–2775, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i4.15387. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15387. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos