Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento

Autores

  • Eduardo José Manzini Universidade Estadual Paulista – UNESP - Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Campus de Marília. https://orcid.org/0000-0002-7157-8227

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11914

Palavras-chave:

Educação especial. Politica educacional. Financiamento da educação.

Resumo

Neste artigo, são discutidas as implicações políticas e financeiras em relação ao público-alvo da educação especial e a formação de professores. O público-alvo da educação especial foi restringido pela politica de 2008. Várias ações puderam ser realizadas: criação das Salas de Recursos Multifuncionais, formação de professores, financiamento do Projeto de Apoio a Educação Especial. Atualmente, uma nova discussão tenta ampliar essa clientela. Porém, duas controvérsias estão presentes: a primeira é que a definição da população atendida parece não se enquadrar em categorias de deficiência determinadas por critérios científicos; a segunda, ao ampliar o público-alvo os recursos financeiros devem ser ampliados. Infelizmente, o momento econômico do país não garante aporte financeiro para concretizar essa mudança. Alguns municípios já estão terceirizando o Atendimento Educacional Especializado para instituições não governamentais. Esse fato está contribuindo para que não sejam realizados investimentos financeiros na escola pública, que poderá se fragilizar nos anos vindouros.

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Biografia do Autor

Eduardo José Manzini, Universidade Estadual Paulista – UNESP - Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação, UNESP, Campus de Marília.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1989), doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1995), livre-docente em Educação pela Unesp de Marília (2008), e Pós-Doutorado na UERJ (2014). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, Campus de Marília. 

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Publicado

01/12/2018

Como Citar

MANZINI, E. J. Política de educação especial: considerações sobre público-alvo, formação de professores e financiamento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 810–824, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11914. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11914. Acesso em: 21 nov. 2024.

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