Formação pedagógica no curso de pedagogia: indefinições e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13772

Palavras-chave:

Formação docente, Formação pedagógica, Pedagogia.

Resumo

Embora a literatura aponte a necessidade de repensar a formação do professor da educação básica, a formação desses profissionais vem se constituindo, ao longo de décadas, um campo de disputas de concepções. As ambiguidades, contradições e indefinições presentes na legislação vigente para a formação de professores no curso de Pedagogia refletem uma tentativa de aliar interesses distintos, sobretudo políticos e econômicos, sem que se chegue a um consenso. Assim, prevalece uma ênfase teórica à formação pedagógica, desenvolvida de forma generalista, em detrimento de conhecimentos tanto de cunho específico quanto pedagógico. A articulação desses conhecimentos, que deveria nortear a formação de professores, muitas vezes não acontece. Diante dessas considerações, este trabalho se propõe a apresentar um debate em torno da política educacional brasileira para a formação de professores no curso de Pedagogia, a fim de identificar fatores que vêm dificultando a implementação de mudanças significativas nesse curso.

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Biografia do Autor

Clara Corrêa da Costa, Colégio Pedro II (CPII), São Cristóvão

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Doutorado em Educação (UNESA).

Helenice Maia Gonçalves, Universidade Estácio de Sá

Professora adjunta nível VI no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutorado em Psicologia da Educação (PUC/SP).

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Publicado

09/04/2020

Como Citar

COSTA, C. C. da; GONÇALVES, H. M. Formação pedagógica no curso de pedagogia: indefinições e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 631–649, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i2.13772. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13772. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

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