Políticas de educação infantil: desafios a partir da criança e suas especificidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15937

Palavras-chave:

Políticas públicas, Infância, Sociologia da infância

Resumo

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem a finalidade de cuidar e educar de crianças de 0 a 5 anos e adquiriu caráter educativo com as concepções que emergiram da Constituição Federal de 1988. Por outro lado, historicamente a infância é vista como período de fragilidade e dependência, porém, a Sociologia da Infância lança luz a uma nova visão das crianças e das infâncias, percebendo-as como ativas. O presente artigo tem como objetivo analisar a legislação que serve como base para a realização de políticas para a Educação Infantil, buscando perceber os conceitos de criança (s) e infância (as) ali presentes. Partindo dos pressupostos epistemológicos da Sociologia da Infância buscou-se identificar o reconhecimento social da infância e dimensionar os principais atos legais e norteadores da Educação Infantil no Brasil, delimitando os desafios para a realização do trabalho na educação da primeira infância.

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Biografia do Autor

Douglas Henrique Rodrigues Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas – MS

Mestrando em Educação. PPGE.

Graziela Cristina de Oliveira Holmo, Secretaria Municipal da Educação de Assis, Assis - SP

Responsável pelo Departamento de Educação Infantil e Pedagógico. Mestre em Educação pela UNESP/Marília.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas – MS

Professora Associada. PPGE.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

SILVA, D. H. R.; HOLMO, G. C. de O.; NOGUEIRA, I. da S. C. Políticas de educação infantil: desafios a partir da criança e suas especificidades. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. esp.4, p. 2018–2030, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25iesp.4.15937. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15937. Acesso em: 22 dez. 2024.

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