Desenvolver as necessidades de informação dos futuros licenciais no ambiente de informação e educação da universidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17423Palavras-chave:
Futuros bacharéis, Necessidades de informação, Competências de aprendizagem e informação, Ambiente educativo, Condições de desenvolvimento pedagógicoResumo
A busca por condições pedagógicas do futuro bacharel em informação necessita de desenvolvimento em relação ao ambiente informacional e educacional. Este artigo tem como objetivo identificar a eficácia de um conjunto de condições pedagógicas para o desenvolvimento das necessidades de informação de futuros bacharéis no ambiente informacional e educacional. Os principais métodos teóricos utilizados são análise, síntese, comparação e generalização. O método central é o método experimental, no qual participaram 104 bacharéis do 2º ano. O artigo esclarece o conceito de "necessidades" e suas características para identificar as condições. Os autores elaboram o conceito de "necessidades de informação dos futuros bacharéis" dadas as diferentes definições existentes em pedagogia; definir as propriedades dessas necessidades; fundamentar a possibilidade e necessidade de desenvolver as necessidades de informação dos futuros bacharéis em atividades de aprendizagem e informação com base no ambiente de informação e educação da universidade sob a informatização do ensino superior moderno.
Downloads
Referências
Aldowah, H., Rehman, S. U., Ghazal, S., & Umar, I. N. (2017, September). Internet of Things in higher education: a study on future learning. In Journal of Physics: Conference Series (Vol. 892, No. 1, p. 012017). IOP Publishing.
Almazova, N., Krylova, E., Rubtsova, A., & Odinokaya, M. (2020). Challenges and opportunities for Russian higher education amid COVID-19: Teachers’ perspective. Education Sciences, 10(12), 368.
Bulaeva, M. N., Vaganova, O. I., Koldina, M. I., Lapshova, A. V., & Khizhnyi, A. V. (2017, July). Preparation of bachelors of professional training using MOODLE. In International conference on Humans as an Object of Study by Modern Science (pp. 406-411). Springer, Cham.
Demchenko, I., Maksymchuk, B., Bilan, V., Maksymchuk, I., & Kalynovska, I. (2021). Training future physical education teachers for professional activities under the conditions of inclusive education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, 12(3), 191-213.
Gonzalo, J. D., Dekhtyar, M., Starr, S. R., Borkan, J., Brunett, P., Fancher, T., ... & Skochelak, S. (2017). Health systems science curricula in undergraduate medical education: identifying and defining a potential curricular framework. Academic medicine, 92(1), 123-131.
Guzmán-Simón, F., García-Jiménez, E., & López-Cobo, I. (2017). Undergraduate students’ perspectives on digital competence and academic literacy in a Spanish University. Computers in Human Behavior, 74, 196-204.
Kononets, N., Ilchenko, O., & Mokliak, V. (2020). Future teachers resource-based learning system: experience of higher education institutions in Poltava city, Ukraine. Turkish Online Journal of Distance Education, 21(3), 199-220.
Levina, E. Y., Masalimova, A. R., Kryukova, N. I., Grebennikov, V. V., Marchuk, N. N., Shirev, D. A., ... & Shagieva, R. V. (2017). Structure and content of e-learning information environment based on geo-information technologies. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 13(8), 5019-5031.
Mukhamadovna, T. M., Sharipovna, H. A., & Supkhonovna, H. N. (2020). The system of development of professional competence in future primary school teachers. System, 7(13), 2020.
Phungsuk, R., Viriyavejakul, C., & Ratanaolarn, T. (2017). Development of a problem-based learning model via a virtual learning environment. Kasetsart Journal of Social Sciences, 38(3), 297-306.
Sousa, M. J., & Rocha, Á. (2019). Digital learning: Developing skills for digital transformation of organizations. Future Generation Computer Systems, 91, 327-334.
Unger, S., & Meiran, W. R. (2020). Student attitudes towards online education during the COVID-19 viral outbreak of 2020: Distance learning in a time of social distance. International Journal of Technology in Education and Science, 4(4), 256-266.
Vaganova, O. I., Konovalova, E. Y., Abramova, N. S., Lapshova, A. V., & Smirnova, Z. V. (2019). Increasing the level of teachers' readiness for pedagogical project. Amazonia Investiga, 8(22), 286-294.
Vlasova, E. Z., Barakhsanova, E. A., Goncharova, S., Aksyutin, P., Kuzin, Z., & Prokopyev, M. S. (2018). Effective adaptive training of students in Russian pedagogical universities to use e-learning technologies. Revista Espacios, 39(23).
Wu, J., Guo, S., Huang, H., Liu, W., & Xiang, Y. (2018). Information and communications technologies for sustainable development goals: state-of-the-art, needs and perspectives. IEEE Communications Surveys & Tutorials, 20(3), 2389-2406.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.