Desenvolvendo as necessidades de informação dos futuros bacharéis no ambiente de informação e educação da universidade
DOI:
https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17423Palavras-chave:
Futuros bacharéis, Necessidades de informação, Competências de aprendizagem e informação, Ambiente educativo, Condições de desenvolvimento pedagógicoResumo
Este artigo tem como objetivo identificar a eficácia de um conjunto de condições pedagógicas para o desenvolvimento das necessidades de informação de futuros bacharéis no ambiente universitário. Os principais métodos teóricos utilizados são análise, síntese, comparação e generalização. O método central é o experimental, no qual participaram 104 bacharéis do 2º ano. O artigo esclarece o conceito de "necessidades" e suas características para identificar as condições postas. Os autores elaboram o conceito de "necessidades de informação dos futuros bacharéis" dadas as diferentes definições existentes em pedagogia; definir as propriedades dessas necessidades; fundamentar a possibilidade e necessidade de desenvolver as necessidades de informação dos bacharéis em atividades de aprendizagem e informação com base no ambiente de informação e educação da universidade sob a informatização do ensino superior moderno.
Downloads
Referências
ALDOWAH, H.; REHMAN, S. U.; GHAZAL, S.; UMAR, I. N. Internet of Things in higher education: a study on future learning. Journal of Physics: Conference Series, [S. l.], v. 892, n. 1, p. 012017, Sept. 2017.
ALMAZOVA, N.; KRYLOVA, E.; RUBTSOVA, A.; ODINOKAYA, M. Challenges and opportunities for Russian higher education amid COVID-19: Teachers’ perspective. Education Sciences, [S. l.], v. 10, n. 12, 2020.
BULAEVA, M. N.; VAGANOVA, O. I.; KOLDINA, M. I.; LAPSHOVA, A. V.; KHIZHNYI, A. V. Preparation of bachelors of professional training using MOODLE. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMANS AS AN OBJECT OF STUDY BY MODERN SCIENCE, 2017. Proceedings […]. Cham: Springer, 2017. p. 406-411.
DEMCHENKO, I.; MAKSYMCHUK, B.; BILAN, V.; MAKSYMCHUK, I.; KALYNOVSKA, I. Training future physical education teachers for professional activities under the conditions of inclusive education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 191-213, 2021.
GONZALO, J. D.; DEKHTYAR, M.; STARR, S. R.; BORKAN, J.; BRUNETT, P.; FANCHER, T.; SKOCHELAK, S. Health systems science curricula in undergraduate medical education: identifying and defining a potential curricular framework. Academic medicine, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 123-131, 2017.
GUZMÁN-SIMÓN, F.; GARCÍA-JIMÉNEZ, E.; LÓPEZ-COBO, I. Undergraduate students’ perspectives on digital competence and academic literacy in a Spanish University. Computers in Human Behavior, [S. l.], v. 74, p. 196-204, 2017.
KONONETS, N.; ILCHENKO, O.; MOKLIAK, V. Future teachers resource-based learning system: experience of higher education institutions in Poltava city, Ukraine. Turkish Online Journal of Distance Education, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 199-220, 2020.
LEVINA, E. Y.; MASALIMOVA, A. R.; KRYUKOVA, N. I.; GREBENNIKOV, V. V.; MARCHUK, N. N.; SHIREV, D. A.; SHAGIEVA, R. V. Structure and content of e-learning information environment based on geo-information technologies. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, [S. l.], v. 13, n. 8, p. 5019-5031, 2017.
MUKHAMADOVNA, T. M.; SHARIPOVNA, H. A.; SUPKHONOVNA, H. N. The system of development of professional competence in future primary school teachers. System, [S. l.], v. 7, n. 13, 2020.
PHUNGSUK, R.; VIRIYAVEJAKUL, C.; RATANAOLARN, T. Development of a problem-based learning model via a virtual learning environment. Kasetsart Journal of Social Sciences, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 297-306, 2017.
SOUSA, M. J.; ROCHA, Á. Digital learning: Developing skills for digital transformation of organizations. Future Generation Computer Systems, [S. l.], v. 91, p. 327-334, 2019.
UNGER, S.; MEIRAN, W. R. Student attitudes towards online education during the COVID-19 viral outbreak of 2020: Distance learning in a time of social distance. International Journal of Technology in Education and Science, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 256-266, 2020.
VAGANOVA, O. I.; KONOVALOVA, E. Y.; ABRAMOVA, N. S.; LAPSHOVA, A. V.; SMIRNOVA, Z. V. Increasing the level of teachers' readiness for pedagogical project. Amazonia Investiga, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 286-294, 2019.
VLASOVA, E. Z.; BARAKHSANOVA, E. A.; GONCHAROVA, S.; AKSYUTIN, P.; KUZIN, Z.; PROKOPYEV, M. S. Effective adaptive training of students in Russian pedagogical universities to use e-learning technologies. Revista Espacios, [S. l.], v. 39, n. 23, 2018.
WU, J.; GUO, S.; HUANG, H.; LIU, W.; XIANG, Y. Information and communications technologies for sustainable development goals: state-of-the-art, needs and perspectives. IEEE Communications Surveys & Tutorials, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 2389-2406, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista on line de Política e Gestão Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Revista on line de Política e Gestão Educacional. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial Científica.