Desenvolvendo as necessidades de informação dos futuros bacharéis no ambiente de informação e educação da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17423

Palavras-chave:

Futuros bacharéis, Necessidades de informação, Competências de aprendizagem e informação, Ambiente educativo, Condições de desenvolvimento pedagógico

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar a eficácia de um conjunto de condições pedagógicas para o desenvolvimento das necessidades de informação de futuros bacharéis no ambiente universitário. Os principais métodos teóricos utilizados são análise, síntese, comparação e generalização. O método central é o experimental, no qual participaram 104 bacharéis do 2º ano. O artigo esclarece o conceito de "necessidades" e suas características para identificar as condições postas. Os autores elaboram o conceito de "necessidades de informação dos futuros bacharéis" dadas as diferentes definições existentes em pedagogia; definir as propriedades dessas necessidades; fundamentar a possibilidade e necessidade de desenvolver as necessidades de informação dos bacharéis em atividades de aprendizagem e informação com base no ambiente de informação e educação da universidade sob a informatização do ensino superior moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyubov I. Savva, Nosov Magnitogorsk State Technical University

Doctor of Education, Professor at the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Isabella D. Belonovskaya, Orenburg State University

Doctor of Education, Professor at the Department of General and Professional Pedagogy.

Svetlana S. Velikanova, Nosov Magnitogorsk State Technical University

PhD in Education, Associate Professor at the Department of Pedagogical Education and Records Management.

Natalya V. Dyorina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

PhD in Philology, Associate Professor at the Department of Foreign Languages in Engineering.

Ekaterina I. Rabina, Nosov Magnitogorsk State Technical University

PhD in Education, Associate Professor at the Department of Foreign Languages in Engineering.

Elena A. Dadashova

Postgraduate Student.

Referências

ALDOWAH, H.; REHMAN, S. U.; GHAZAL, S.; UMAR, I. N. Internet of Things in higher education: a study on future learning. Journal of Physics: Conference Series, [S. l.], v. 892, n. 1, p. 012017, Sept. 2017.

ALMAZOVA, N.; KRYLOVA, E.; RUBTSOVA, A.; ODINOKAYA, M. Challenges and opportunities for Russian higher education amid COVID-19: Teachers’ perspective. Education Sciences, [S. l.], v. 10, n. 12, 2020.

BULAEVA, M. N.; VAGANOVA, O. I.; KOLDINA, M. I.; LAPSHOVA, A. V.; KHIZHNYI, A. V. Preparation of bachelors of professional training using MOODLE. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMANS AS AN OBJECT OF STUDY BY MODERN SCIENCE, 2017. Proceedings […]. Cham: Springer, 2017. p. 406-411.

DEMCHENKO, I.; MAKSYMCHUK, B.; BILAN, V.; MAKSYMCHUK, I.; KALYNOVSKA, I. Training future physical education teachers for professional activities under the conditions of inclusive education. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 191-213, 2021.

GONZALO, J. D.; DEKHTYAR, M.; STARR, S. R.; BORKAN, J.; BRUNETT, P.; FANCHER, T.; SKOCHELAK, S. Health systems science curricula in undergraduate medical education: identifying and defining a potential curricular framework. Academic medicine, [S. l.], v. 92, n. 1, p. 123-131, 2017.

GUZMÁN-SIMÓN, F.; GARCÍA-JIMÉNEZ, E.; LÓPEZ-COBO, I. Undergraduate students’ perspectives on digital competence and academic literacy in a Spanish University. Computers in Human Behavior, [S. l.], v. 74, p. 196-204, 2017.

KONONETS, N.; ILCHENKO, O.; MOKLIAK, V. Future teachers resource-based learning system: experience of higher education institutions in Poltava city, Ukraine. Turkish Online Journal of Distance Education, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 199-220, 2020.

LEVINA, E. Y.; MASALIMOVA, A. R.; KRYUKOVA, N. I.; GREBENNIKOV, V. V.; MARCHUK, N. N.; SHIREV, D. A.; SHAGIEVA, R. V. Structure and content of e-learning information environment based on geo-information technologies. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, [S. l.], v. 13, n. 8, p. 5019-5031, 2017.

MUKHAMADOVNA, T. M.; SHARIPOVNA, H. A.; SUPKHONOVNA, H. N. The system of development of professional competence in future primary school teachers. System, [S. l.], v. 7, n. 13, 2020.

PHUNGSUK, R.; VIRIYAVEJAKUL, C.; RATANAOLARN, T. Development of a problem-based learning model via a virtual learning environment. Kasetsart Journal of Social Sciences, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 297-306, 2017.

SOUSA, M. J.; ROCHA, Á. Digital learning: Developing skills for digital transformation of organizations. Future Generation Computer Systems, [S. l.], v. 91, p. 327-334, 2019.

UNGER, S.; MEIRAN, W. R. Student attitudes towards online education during the COVID-19 viral outbreak of 2020: Distance learning in a time of social distance. International Journal of Technology in Education and Science, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 256-266, 2020.

VAGANOVA, O. I.; KONOVALOVA, E. Y.; ABRAMOVA, N. S.; LAPSHOVA, A. V.; SMIRNOVA, Z. V. Increasing the level of teachers' readiness for pedagogical project. Amazonia Investiga, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 286-294, 2019.

VLASOVA, E. Z.; BARAKHSANOVA, E. A.; GONCHAROVA, S.; AKSYUTIN, P.; KUZIN, Z.; PROKOPYEV, M. S. Effective adaptive training of students in Russian pedagogical universities to use e-learning technologies. Revista Espacios, [S. l.], v. 39, n. 23, 2018.

WU, J.; GUO, S.; HUANG, H.; LIU, W.; XIANG, Y. Information and communications technologies for sustainable development goals: state-of-the-art, needs and perspectives. IEEE Communications Surveys & Tutorials, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 2389-2406, 2018.

Publicado

30/11/2022

Como Citar

SAVVA, L. I.; BELONOVSKAYA, I. D.; VELIKANOVA, S. S.; DYORINA, N. V.; RABINA, E. I.; DADASHOVA, E. A. Desenvolvendo as necessidades de informação dos futuros bacharéis no ambiente de informação e educação da universidade. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e022186, 2022. DOI: 10.22633/rpge.v26i00.17423. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17423. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.