Ensino a distância 2023

Tendências, desafios, problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v27iesp.2.18583

Palavras-chave:

Educação moderna, Educação digital, Ferramentas de ensino a distância, Treinamento profissional, Ensino superior

Resumo

O presente artigo proporciona uma análise abrangente das pesquisas mais recentes no domínio da educação a distância, abordando os elementos cruciais das tendências, desafios e questões associadas ao ensino remoto. Destacam-se o papel e a relevância das tecnologias contemporâneas no aprimoramento da qualidade do ensino remoto. A metodologia empregada envolve a análise de pesquisas científicas. Com base na revisão da literatura, são examinadas as inovações tecnológicas voltadas para o aperfeiçoamento do processo de aprendizado. Ademais, ressalta-se a importância da interação dinâmica entre professores e alunos no contexto virtual. As conclusões destacam a imperatividade de futuras pesquisas com vistas ao aperfeiçoamento contínuo da educação a distância e do processo de aprendizado. A análise deste artigo oferece um discernimento profundo sobre os desafios contemporâneos e as perspectivas relativas ao avanço da educação à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrii Rybalko, Universidade Nacional de Engenharia de Água e Meio Ambiente

Doutor em Pedagogia. Professor Associado do Departamento de Química e Física. Instituto de Agroecologia e Gestão de Terras.

Iryna Kochetkova, Universidade Nacional Taras Shevchenko de Kiev

Doutor em Geografia. Professor Associado do Departamento de Geografia da Ucrânia. Faculdade de Geografia.

Olena Kin, Universidade Pedagógica Nacional H. S. Skovoroda Kharkiv

Doutor em Pedagogia. Professor Associado do Departamento de Pedagogia.

Svitlana Liulchak, Universidade Pedagógica Estatal Vinnytsia Mykhailo Kotsiubynskyi

Doutor em Pedagogia. Professor Associado do Departamento de Inovação e Tecnologia da Informação em Educação. Instituto Educacional e Científico de Pedagogia, Psicologia. Formação de Especialistas Altamente Qualificados.

Nataliia Khmil, Estabelecimento Municipal “Academia Humanitária-Pedagógica de Kharkiv” do Conselho Regional de Kharkiv

Doutor em Pedagogia. Professor Associado. Professor no Departamento de Informática. Faculdade de Ciências Sociais e Pedagógicas e Filologia Estrangeira.

Referências

ADANAN, H.; ADANAN, M.; HERAWAN, T. M-WebQuest Development: Reading Comprehension of Senior High School Students in Indonesia. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 03, p. 74, 18 Feb. 2020. DOI: 10.3991/ijet.v15i03.10628.

ALMAZOVA, N.; BARINOVA, D.; IPATOV, O. Forming of information culture with tools of electronic didactic materials. In: ALMAZOVA, N.; BARINOVA, D.; IPATOV, O. INTERNATIONAL DAAAM SYMPOSIUM, 28., 2018. Proceedings […]. [S. l.]: DAAAM International Vienna, 2018. p. 0587-0593. DOI: 10.2507/29th.daaam.proceedings.085.

ARTHUR-NYARKO, E.; AGYEI, D. D.; ARMAH, J. K. Digitizing distance learning materials: Measuring students’ readiness and intended challenges. Education and Information Technologies, v. 25, n. 4, p. 2987-3002, 15 Jan. 2020. DOI: 10.1007/s10639-019-10060-y.

BAGUZINA, E. Webquests: Fostering Foreign Language Learning in a University Environment. SSRN Electronic Journal, 2020. DOI: 10.2139/ssrn.3552707.

BAKER, D. Mc A.; UNNI, R. USA and Asia Hospitality & Tourism Students' Perceptions and Satisfaction with Online Learning versus Traditional Face-to-Face Instruction. E-Journal of Business Education and Scholarship of Teaching, v.12, n. 2, p. 40-54, 2018.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 13 June 2019. DOI: 10.1080/2159676x.2019.1628806.

DANDASHLY, N. A.; BARBAR, A.; ANTOUN, M. The effects of using blogs and webquests in teaching education postgraduate courses. Global Journal of Information Technology: Emerging Technologies, vol. 9, no. 1, p. 12-19, 30 Apr. 2019. DOI: 10.18844/gjit.v9i1.4018.

GÜRGIL, F.; ÜNAL, M.; AKSOY, B. Social Studies Preservice Teachers’ Views on and Experiences with WebQuest. Journal of Education and Training Studies, vol. 7, no. 4, p. 131, 14 Mar. 2019. DOI: 10.11114/jets.v7i4.4061.

HALBERSTADT, J. et al. Skills and knowledge management in higher education: how service learning can contribute to social entrepreneurial competence development. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 10, p. 1925-1948, 9 Dec. 2019. DOI: 10.1108/jkm-12-2018-0744.

KONONETS, N.; ILCHENKO, O.; MOKLIAK, V. Future teachers resource-based learning system: Experience of higher education institutions in Poltava City, Ukraine. Turkish Online Journal of Distance Education, p. 199-220, 1 July 2020. DOI: 10.17718/tojde.762054.

KOSTENKO, L. et al. Distance learning as an integrative response to contemporary challenges. Futurity Education, v. 3, n. 1, p. 151-164, 24 Mar. 2023. DOI: 10.57125/fed/2022.10.11.12.

KULICHENKO, A.; POLYEZHAYEV, Y. Innovative information and communication technologies for ergotherapists applied during english learning in Ukraine. AD ALTA: 10/02, v. 10, n. 2, p. 228-233, 31 Dec. 2020. DOI: 10.33543/1002228233.

LIU, Q.; CHEN, H.; CRABBE, M. J. C. Interactive Study of Multimedia and Virtual Technology in Art Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 16, n. 01, p. 80, 12 Jan. 2021. DOI: 10.3991/ijet.v16i01.18227.

LUTSENKO, N. S.; SIDELNIK, E. A.; MELNIK, O. G. Webquest in teaching students. In: ALMAZOVA, N. I.; RUBTSOVA, A. V.; BYLIEVA, D. S. (ed.). Professional Сulture of the Specialist of the Future. European Proceedings of Social and Behavioural Sciences. London: Future Academy, 2019. v. 73, p. 618-629. DOI: 10.15405/epsbs.2019.12.66.

PARK, H. H.; FAERMAN, S. Becoming a Manager: Learning the Importance of Emotional and Social Competence in Managerial Transitions. The American Review of Public Administration, v. 49, n. 1, p. 98-115, 3 July 2018. DOI: 10.1177/0275074018785448.

PEARLSTEIN, J. Team formation that models real life: Teaching students to form better teams in the capstone and beyond. Journal of Education for Business, v. 95, n. 6, p. 375-383, 8 Oct. 2019. DOI: 10.1080/08832323.2019.1665488.

PROKOPENKO, O. Technological challenges of our time in the digitalization of the education of the future. Futurity Education, v. 1, n. 2, p. 4-13, 25 Dec. 2021. DOI: 10.57125/fed/2022.10.11.14.

SHERMAN, M. et al. The future of distance education in war or the education of the future (the Ukrainian case study). Futurity Education, v. 2, n. 3, p. 13-22, 25 Sept. 2022. DOI: 10.57125/fed/2022.10.11.30.

TYTOVA, N; MERENIUK, K. Digital literacy of future teachers in the realities of large-scale military aggression (Ukrainian experience). Futurity Education, v. 2, n. 3, p. 43-54, 25 Sept. 2022. DOI: 10.57125/fed/2022.10.11.33.

ZINCHENKO, V.; OSTAPENKO, S.; UDOVICHENKO, H. Introduction of Academic Honesty as a Necessary Prerequisite and an Important Component of Quality Education for Future Economists. Revista Romaneasca pentru Educatie Multidimensionala, vol. 13, no. 1, p. 81-95, 16 Mar. 2021. DOI: 10.18662/rrem/13.1/361.

Publicado

21/08/2023

Como Citar

RYBALKO, A.; KOCHETKOVA, I.; KIN, O.; LIULCHAK, S.; KHMIL, N. Ensino a distância 2023: Tendências, desafios, problemas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. esp.2, p. e023044, 2023. DOI: 10.22633/rpge.v27iesp.2.18583. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/18583. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.