Análise dos impactos de um programa educacional no processo de formação de adolescentes

Autores

  • Dolanei de Souza França e Silva Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo- SP.
  • Rita de Cassia Frenedozo Professora Titular do Programa de Ensino de Ciências e Matemática – UNICSUL – São Paulo – Rita.

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i10.9297

Palavras-chave:

programa educacional, sexualidade, cidadania

Resumo

O presente artigo propõe analisar um programa educacional, constituído como uma política pública destinada a adolescentes e seus impactos na sua formação pessoal, social e profissional, bem como no seu processo de ensino aprendizagem, através da promoção de alterações de atitudes e mudança de comportamento. Terá como referência o Programa de Atenção ao Jovem – PEAS Juventude, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, implementado em algumas escolas públicas mineiras, tendo como foco de análise, o desenvolvimento do projeto em três escolas estaduais do município mineiro de Pirapora. Esse programa propõe o desenvolvimento de projetos com temáticas importantes: Sexualidade e afetividade, Adolescência e Cidadania, Mundo do Trabalho e Perspectivas de Vida, e metodologia que favoreça o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de jovens empreendedores. A presente análise se justifica à medida que se questiona a realidade dos projetos implementados nas escolas públicas, além de questionar e verificar, também, a viabilidade desses programas e seus resultados na resolução dos problemas detectados e atendimento adequado das necessidades diagnosticadas, quando foi elaborado. A pesquisa, o acompanhamento e a avaliação da prática educativa são condições para a consolidação e o aperfeiçoamento constante dos programas educativos.

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Publicado

30/01/2011

Como Citar

SILVA, D. de S. F. e; FRENEDOZO, R. de C. Análise dos impactos de um programa educacional no processo de formação de adolescentes. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 10, p. 23–41, 2011. DOI: 10.22633/rpge.v0i10.9297. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9297. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

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