Análise da sexta meta do Plano Nacional da Educação à luz de indicadores de monitoramento e avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v24i3.13763

Palavras-chave:

Avaliação, Política educacional, Plano nacional de educação, Educação integral, Indicadores

Resumo

O artigo apresenta uma análise da sexta meta do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024) referente à educação integral com ênfase no Programa Federal Mais Educação. Para a análise da proposta foram feitos levantamentos bibliográficos e documentais do contexto da demanda educacional envolvida, das diretrizes/proposta da meta e suas estratégias para a política educacional, disponibilizadas na página institucional do PNE, vinculada ao Ministério da Educação. Para a análise da eficácia da meta até o presente momento, foram consultados relatórios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, referentes ao Censo Escolar da Educação Básica e cotejados com os indicadores de monitoramento do Observatório do PNE. Os resultados dos indicadores da meta 6 revelam que para o cumprimento da meta em 2024 é preciso ficar atento às oscilações e retrocessos nas políticas públicas referentes à educação integral, de forma a promover uma educação de qualidade aos estudantes da educação básica.

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Biografia do Autor

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Professor Associado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Educação (PUC/SP).

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR

Professora Associada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorado em Ciências da Educação (USC) – Espanha. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01/09/2020

Como Citar

VIEIRA, S. R.; SOUZA, Ângelo R. de; TORALES-CAMPOS, M. A. Análise da sexta meta do Plano Nacional da Educação à luz de indicadores de monitoramento e avaliação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1368–1386, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13763. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13763. Acesso em: 28 mar. 2024.

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