LA IMPORTANCIA DEL MATERIAL DIDÁCTICO EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA

Autores/as

  • Bianca Cristina Michel Rosalin
  • José Anderson Santos Cruz Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru https://orcid.org/0000-0001-5223-8078
  • Michelle Beatriz Godoy de Mattos

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453

Palabras clave:

Educación a distancia. Material didáctico. Enseñanza y aprendizaje.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo discutir la importancia del material didáctico para el desarrollo de los cursos EaD (Educación a Distancia o Enseñanza a Distancia), sin embargo, optamos aquí como Enseñanza a Distancia. Es innegable que la educación superior en Brasil ha dado un enorme salto en los últimos años. Parte de ese crecimiento se debe a la oferta de la enseñanza a distancia que, ante la flexibilidad de horarios y la autonomía del alumno, ha despertado interés cada vez mayor en el público estudiantil, esparcidos por diferentes edades. En esta perspectiva, se discute un poco sobre el material didáctico utilizado en la educación a distancia, directamente ligado al proceso de enseñanza y aprendizaje del alumno. En este sentido, evidenciar, a través del examen de bibliografías sobre el tema, el valor de los materiales didácticos para el fomento de la enseñanza y del aprendizaje EaD. Diseñados a partir de la filosofía de la institución de enseñanza, funcionan como una especie de tarjeta de visita de la institución. Necesitan, por eso mismo, pasar por constante proceso de evaluación, revisión y actualización para garantizar la calidad en la acción educativa. El material didáctico utilizado - impreso o virtual- es esencial, ya que expone la organización, el desarrollo y el dinamismo del proceso de enseñanza y aprendizaje. Identificar y caracterizar las herramientas de aprendizaje EaD, entre los diversos medios disponibles y los tipos de materiales didácticos, puede ayudar a comprender lo imprescindibles en la EaD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru

Doutorando em Educação Escolar: Política e Gestão Educacional pela Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP - Araraquara/SP (Pesquisa sobre Metodologias Ativas - MAs, especialmente a Sala de Aula Invertida - SAI, Blended Learning). Desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre Internacionalização da Educação, Estudos sobre TVD entre Brasil, Portugal e Espanha. Estudos sobre DOI, indexação para revistas científicas. Avaliador das Revistas: Educitec - AM e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. Mestre em Educação Assistida por Televisão Digital (UNESP) - Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento (Atual Programa de Pós-graduação Mídias e Tecnologias - desde 07/2015) pela FAAC-UNESP-Bauru/SP ( Pesquisa sobre a Formação Profissional Inicial do Professor Universitário mediante o cenário das tecnologias e convergência tecnológica e midiática - era digital - mediação pedagógica com os meios de comunicação e tecnologias digitais). Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Cientifica na Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru. Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Experiência em planejamento e análise de mercado; Estudo e Análise de viabilidade Econômica; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Integrante do Grupo de Estudos: Inovação: Planejamento estratégico, Processos Participativos e Avanços Tecnológicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191028). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5223-8078 - Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Santos_Cruz (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2419735299778580


Citas

ALVES, L. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, p. 83-92, 2011.

ARETIO, L. G. Educacion a distancia hoy. Madri: Universidad Nacional de Educacion a Distância (UNED), 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. São Paulo: ABED/FGV online/UNINTER, 2013. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead2013/CENSO_EAD_2013_PORTUGUES.pdf. Acesso em: 01 fev. 2016.

AVERBUG, R. Material didático impresso para a educação à distância: tecendo um novo olhar. Colabor@ - Revista Digital da Comunidade Virtual de Aprendizagem Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior, Santos, v. 2, n. 5, p. 16-31, 30 jan. 2015.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Revista da FAEEBA. Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 119-130, dez. 2014

BERNARDO, V. Educação a Distância: fundamentos e guia metodológico, São Paulo: UNIFESP Virtual. Disponível em: http://www.virtual.epm.br/material/tis/enf/apostila.htm. Acesso em: 18 fev. 2016.

BORGES, E. M.; JESUS, D. P.; FONSECA, O. F. Material didático em educação à distância: fragmentação da docência ou autoria. GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 4, p. 141-152, 2012.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. M. P. As ferramentas da Web 2.0 no apoio à tutoria na Formação em E-learning. In: Association francophone internationale de recherche scientifique en education, 2008, Lisboa. Tutoria e mediação em educação: Novos desafios à investigação educacional. Anais...Lisboa: Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Education, 2008. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7767/1/Afirse%25202008.pdf. Acesso em: 17 jan. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para educação superior à distância. Brasília, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/ReferenciaisdeEAD.pdf. Acesso em: 10 jan. 2016

CATAPAN, A. H. al. Uma metodologia para elaboração de material didático para EAD. Florianópolis, 2010. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010230351.pdf. Acesso em: 20 fev. 2016.

CORRÊA, M. A. Os Materiais didáticos como recursos fundamentais de potencialização da qualidade do ensino e aprendizagem na EAD. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 6, n. 1, p.125-140, 2013.

COSTA JUNIOR, I.; CAMPOS, F. Desafios da Educação a Distância: pressupostos para reflexão. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 5, 2008, Porto Alegre. Anais...Porto Alegre: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2008. v. 1.

ECO, U. Lector in fabula. Trad. Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 1985.

FREITAS, K. S. Um panorama geral sobre a história do ensino à distância. Educação à distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA, v. 1, Salvador, p. 57-68, 2005. Disponível em: http://www.proged.ufba.br/ead/EAD%2057-68.pdf. Acesso em: 18 jan. 2016.

HATOUM, M. Por que traduzi Flaubert. 2012. Disponível em: http://www.miltonhatoum.com.br/do-autor/traducoes-do-autor/por-que-traduzi-flaubert. Acesso em: 30 jan. 2016.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial a distância. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009.

LARSEN, S. New technologies in education: social and psychological aspects. In: LOVIS, T.; TAGG, E. D. (eds.), Computers in education. Proceedings of the IFIP TC3. Amsterdam: Elsevier Science Publisher, 1988.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999.

MARTINS, J. G.; OLIVEIRA, N. F. de. Material didático: desconstruindo o ontem para construir o hoje e o amanhã. [S.l: s.n.], 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/512200834611PM.pdf. Acesso em: 30 dez. 2015.

MATTAR, J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação à distância: uma visão integrada – Edição especial ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning, 2007. 139. E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 6, n. 1, p.125-140, 2013.

MORAN, J. M. Tablets para todos conseguirão mudar a escola? Disponível em: http://moran10.blogspot.com.br/search/label/novas%20tecnologias. Acesso em 25 jan. 2016.

NEVES, C. M. de C. Indicadores de qualidade para cursos à distância. Brasília, 2003. Disponível em: http://www.pr5.ufrj.br/curso_distancia/legislacao/ Indicadores_de_Qualidade_do_MEC.pdf. Acesso em: 27 dez. 2016.

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

POMMER, A.; SILVA, E. W. da et al. Educação superior na modalidade à distância: construindo novas relações professor-aluno. Série Textos Didáticos. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2006. Disponível em: http://www2.unijui.edu.br/~liaw/Autonomia%20 em%20EaD%20.pdf. Acesso em: 06 dez. 2016.

PORTO, Tânia Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis...relações construídas. Rev. Bras. Edu [online], v. 11, n.31, p.43- 57, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100005. Acesso em: 09 dez. 2015.

SALES, M. V. S. Uma reflexão sobre a produção do material didático. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 12, 2005, Florianópolis. Anais... São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/044tcf5.pdf. Acesso em: 18 jul. 2012.

SANCHO, J. M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: ArtMed,1998.

SARTORI, A. S.; ROESLER, J. Educação superior à distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Unisul, 2005.

SCHEER, S. Multimeios em EaD. In: MARTINS, O. B. Educação a distância: um debate multidisciplinar. Curitiba: UFPR, 1999. p. 159 - 175.

SILVA, C. N. N.; CARNIELLI, B. L. Educação superior a distância no contexto da política de formação de professores. Revista da UFG, v. 7, n. 2, dez., 2005. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/45anos/I-EAD.html. Acesso em: 18 dez. 2015.

TEZZA, C. Material didático – um depoimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, p. 35-42, 2002. Disponível em: http://www.cristovaotezza.com.br/textos/palestras/p_materialdidatico.htm. Acesso em: 10 dez. 2015.

TORRES, P. L.; FIALHO, F. A. P. Educação à distância: passado, presente e futuro. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

VELASQUEZ, F. da S. Materiais didáticos na educação a distância. Disponível em: http://www.seednet.mec.gov.br/artigos.php?codmateria=1502. Acesso em: 13 fev. 2016

Publicado

04/10/2017

Cómo citar

ROSALIN, B. C. M.; CRUZ, J. A. S.; MATTOS, M. B. G. de. LA IMPORTANCIA DEL MATERIAL DIDÁCTICO EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 814–830, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10453. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a