LA IMPORTANCIA DEL MATERIAL DIDÁCTICO EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA

Autores/as

  • Bianca Cristina Michel Rosalin
  • José Anderson Santos Cruz Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru https://orcid.org/0000-0001-5223-8078
  • Michelle Beatriz Godoy de Mattos

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453

Palabras clave:

Educación a distancia. Material didáctico. Enseñanza y aprendizaje.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo discutir la importancia del material didáctico para el desarrollo de los cursos EaD (Educación a Distancia o Enseñanza a Distancia), sin embargo, optamos aquí como Enseñanza a Distancia. Es innegable que la educación superior en Brasil ha dado un enorme salto en los últimos años. Parte de ese crecimiento se debe a la oferta de la enseñanza a distancia que, ante la flexibilidad de horarios y la autonomía del alumno, ha despertado interés cada vez mayor en el público estudiantil, esparcidos por diferentes edades. En esta perspectiva, se discute un poco sobre el material didáctico utilizado en la educación a distancia, directamente ligado al proceso de enseñanza y aprendizaje del alumno. En este sentido, evidenciar, a través del examen de bibliografías sobre el tema, el valor de los materiales didácticos para el fomento de la enseñanza y del aprendizaje EaD. Diseñados a partir de la filosofía de la institución de enseñanza, funcionan como una especie de tarjeta de visita de la institución. Necesitan, por eso mismo, pasar por constante proceso de evaluación, revisión y actualización para garantizar la calidad en la acción educativa. El material didáctico utilizado - impreso o virtual- es esencial, ya que expone la organización, el desarrollo y el dinamismo del proceso de enseñanza y aprendizaje. Identificar y caracterizar las herramientas de aprendizaje EaD, entre los diversos medios disponibles y los tipos de materiales didácticos, puede ayudar a comprender lo imprescindibles en la EaD.

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Biografía del autor/a

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/UNESP, Araraquara; Faculdade Anhanguera, Bauru

Doutorando em Educação Escolar: Política e Gestão Educacional pela Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/UNESP - Araraquara/SP (Pesquisa sobre Metodologias Ativas - MAs, especialmente a Sala de Aula Invertida - SAI, Blended Learning). Desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre Internacionalização da Educação, Estudos sobre TVD entre Brasil, Portugal e Espanha. Estudos sobre DOI, indexação para revistas científicas. Avaliador das Revistas: Educitec - AM e Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade - IFG. Mestre em Educação Assistida por Televisão Digital (UNESP) - Programa de Pós-graduação em TV Digital: Informação e Conhecimento (Atual Programa de Pós-graduação Mídias e Tecnologias - desde 07/2015) pela FAAC-UNESP-Bauru/SP ( Pesquisa sobre a Formação Profissional Inicial do Professor Universitário mediante o cenário das tecnologias e convergência tecnológica e midiática - era digital - mediação pedagógica com os meios de comunicação e tecnologias digitais). Professor Tutor em Metodologia da Pesquisa Cientifica na Pós-graduação da Faculdade Anhanguera de Bauru. Graduado em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Anhanguera de Bauru/SP. Especialista em Antropologia pela Universidade Sagrado Coração-USC, Bauru/SP. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior e MBA Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera Bauru/SP. Membro da INTERCOM Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação, Palestrante, Gestor de Projetos e Eventos. Consultor em Serviços e Estratégias no segmento Beleza. Palestrante. Coordenação e Gestão de Projetos, Eventos Corporativos e Educacionais. Interesse e pesquisas nas áreas de Marketing, Comunicação, Mídias, Produção de Sentido, Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado, Embelezamento Pessoal, Consumidor, Administração, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Politicas Públicas, Visagismo, Construção de Identidade, TV Digital, Educomunicação. Relações Públicas acerca das questões do Serviço Social, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Experiência em planejamento e análise de mercado; Estudo e Análise de viabilidade Econômica; Construção e desenvolvimento do Plano de Marketing e outros; Serviços de Coordenação e Supervisão de Equipes; Controle de vendas; Seleção, Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal; Gestão de Pessoas. Supervisão Pedagógica; Administração de Departamento/Filial/Franquia; Participação de feiras e execução de eventos. Docente em cursos de especialização em cursos no segmento de beleza, visagismo, colorimetria. Integrante do Grupo de Estudos: Inovação: Planejamento estratégico, Processos Participativos e Avanços Tecnológicos (dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191028). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5223-8078 - Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Santos_Cruz (Texto informado pelo autor).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2419735299778580


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Publicado

04/10/2017

Cómo citar

ROSALIN, B. C. M.; CRUZ, J. A. S.; MATTOS, M. B. G. de. LA IMPORTANCIA DEL MATERIAL DIDÁCTICO EN LA ENSEÑANZA A DISTANCIA. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 814–830, 2017. DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10453. Acesso em: 17 jul. 2024.

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