Um Estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de Licenciatura em Pedagogia a distância

Autores

  • Stelamary Aparecida Despincieri Laham
  • Sebastião de Souza Lemes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n3.9753

Palavras-chave:

Educação a Distância. Evasão. Evasão na Educação a Distância. Causas de Evasão. Licenciatura em Pedagogia a Distância.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral de pesquisa investigar quais as possíveis causas que influenciaram a evasão de cursos a distância, pela percepção dos estudantes.  Para isso, foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa com base em estudo de caso acerca dos índices e das causas da evasão no curso da UAB-UFSCAR Universidade Federal de São Carlos, no Polo de Apoio Presencial de Tarumã, um município do interior do Estado de São Paulo.  Os participantes foram os estudantes desistentes, formados e ativos do curso de Licenciatura em Pedagogia UAB-UFSCar, das turmas de 2008, 2010, 2012 e 2013. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: levantamento de revisão bibliográfica, documentos da Instituição para averiguar os reais índices de evasão, questionários respondidos pelos alunos das turmas em questão. O conteúdo das respostas dos estudantes ao questionário foi base para o levantamento e análise de categorias e subcategorias referentes a desistência na Educação a Distância. Essas categorias e subcategorias foram discutidas tendo em vista o referencial teórico, dando origem as causas exógenas e causas endógenas da evasão ao curso. Sendo assim, as causas exógenas são aquelas com relação a fatores externos à instituição e ao curso em questão, são elas: falta de tempo para o estudo, demanda profissional e familiar, problemas de saúde na família e pessoal. As causas endógenas são aquelas diretamente relacionadas à instituição de ensino ofertante do curso, como: falta de comunicação da tutoria, problemas com material didático, interação e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem (sentimento de solidão), curso que não atende o perfil do aluno. Os resultados alcançados podem servir de subsídios às instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade, principalmente como indicativo para a formulação de projetos pedagógicos de cursos a distância e que estejam preocupados em diminuir a incidência de evasão.

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Publicado

25/12/2016

Como Citar

LAHAM, S. A. D.; LEMES, S. de S. Um Estudo sobre as possíveis causas de evasão em curso de Licenciatura em Pedagogia a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, p. 405–431, 2016. DOI: 10.22633/rpge.v20.n3.9753. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9753. Acesso em: 29 mar. 2024.

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