A formação em serviço do gestor escolar como ação formativa intencional e política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v23i2.11887

Palavras-chave:

Formação em serviço, Gestão escolar, Política.

Resumo

Este artigo propõe a construção de um processo bibliográfico investigativo para elaboração de um processo sequencial de análises conceituais a partir de pesquisas, artigos científicos e livros temáticos, com o objetivo de demarcar um conceito específico de formação em serviço do gestor escolar. Em função da abundância de fontes sobre o tema, delimitamos os conceitos de formação continuada, educação (integral) continuada e formação em serviço, bem como as relações metodológicas entre prática e epistemologia nas formações continuadas. As análises culminaram no entendimento da gestão escolar como prática administrativa com características próprias, especialmente pelo aspecto político inerente à sua inscrição na dimensão educativa, característica que demanda igualmente uma formação em serviço com especificidades instrumentais e políticas.

 

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Biografia do Autor

Marcelo do Nascimento, Universidade de Taubaté - Unitau

Mestrando em educação.

Alessandro Luiz de Oliveira, Universidade de Taubáte - UNITAU

Mestrando em educação.

Rachel Duarte Abdala, Universidade de Taubaté – (UNITAU), Taubaté – São Paulo.

Orientadora do programa de mestrado profissional em Educação

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Publicado

06/03/2019

Como Citar

NASCIMENTO, M. do; DE OLIVEIRA, A. L.; ABDALA, R. D. A formação em serviço do gestor escolar como ação formativa intencional e política. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 2, p. 266–285, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i2.11887. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11887. Acesso em: 24 nov. 2024.

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