A avaliação educacional nos projetos de curso de licenciaturas: uma pesquisa sobre o estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.15045

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Projeto pedagógico de curso, Licenciaturas

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma investigação bibliográfica acerca de como a avaliação educacional é contemplada nos Projetos Pedagógicos de Cursos – PPCs de licenciaturas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, na perspectiva do Estado do Conhecimento. O recorte temporal compreende os anos entre 2009 a 2019, sendo o material bibliográfico coletado nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; bibliotecas online de programas de pós-graduação em avaliação (educacional); Google e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados encontrados nos trabalhos inventariados revelam que a avaliação educacional aparece de forma pontual nos documentos de curso, como disciplina ou na ementa de outras disciplinas, mas não recebe atenção de forma aprofundada, enquanto transdisciplina. Destaca-se o abismo entre estar presente no PPC versus a prática de avaliação de docentes, pois não fica claro se estas são pautadas apenas na avaliação para verificação da aprendizagem ou na avaliação para promoção das aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreliza Cristina de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura. Coordenadora de Gestão Acadêmica do CPAN. Doutorado em Educação (UFSCAR).

Amanda de Mattos Pereira Mano, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá – MS

Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Doutorado em Educação (UNESP).

Referências

AFONSO, A. J. Avaliação educacional. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A.; VIEIRA, L. (Org.). Dicionário sobre trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, MG: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: https://gestrado.net.br/verbetes/avaliacao-educacional/. Acesso em: 17 set. 2020

AFONSO, A. J. Avaliação em educação: perspectivas de emancipação social ou regulação gestionária. In: MELLO, M. M. (Org.). Avaliação em educação. Pinhais, PR: Melo, 2007. p. 9-14.

AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspetivas em avaliação. Avaliação, Campinas (SP), v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014.

ARRETCHE, M. T. D. S. Tendências no estudo sobre avaliação. In: RICO, E. M. Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

BARBOSA, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, RS: ANPED SUL, 2012.

BRANDALISE, M. Â. T. et al. Avaliação educacional: sistematização coletiva de conceitos, de termos e de perspectivas. In: BRANDALISE, M. Â. T. (Org.). Avaliação educacional: interfaces, conceitos, termos e perspectivas. Ponta Grossa, PR: Ed. UEPG, 2020. p. 11-16.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 8-12, n. 124, 02 jul. 2015.

CARVALHO, A. O. P.; BENFATTI, X. D.; SILVA, H. B. A avaliação educacional com componente curricular na formação de professores: um estudo documental a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 7., 2016, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza, CE: UFC, 2016. Tema: Avaliação e seus espaços: desafios e reflexões.

COHEN, E.; FRANCO, R. Avaliação de projetos sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

COSTA, P. K. A. Avaliação da aprendizagem na licenciatura em matemática a distância. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

DIAS SOBRINHO, J. Universidade e novos modos de produção, circulação e aplicação do conhecimento. Avaliação, Campinas (AP), v. 19, n. 3, p. 643-662, nov. 2014.

FERNANDES, D. Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In: ESTEBAN, M. T.; AFONSO, A. J. (Org.), Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo, SP: Cortez, 2010. p. 15-44.

FERNANDES, D. Avaliação em Educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro (RJ), v. 21, n. 78, p. 11-34, mar. 2013.

FERNANDES, D. Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. In: FERRÃO, J. F.; PAIXÃO, J. M. P. (Org.). Metodologias de avaliação de políticas públicas. Lisboa, Portugal: Imprensa da Universidade de Lisboa, 2018. p. 49-70.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas (SP), v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FRANÇA, M. L. C. A avaliação da aprendizagem na formação docente: um retrato dos saberes dos concluintes e egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Faculdade de Educação, São Cristóvão, 2017.

FREITAS, A. A. S. M. Construção coletiva do PPC: a experiência do curso de Pedagogia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Revista de Estudios y Experiencias en Educación, Santiago (Chile), v. 16, n. 31, p 157-173, ago. 2017.

GONZAGA, A. E. S. Das concepções às práticas de avaliação: um estudo sobre as práticas avaliativas no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Cajazeiras. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

LOPES, K. K. V. Avaliação do ensino-aprendizagem nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

POLTRONIERI, H.; CALDERÓN, A. I. Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão. Avaliação, Campinas (SP), v. 20, n. 2, p. 467-487, jul. 2015.

RAMOS, K. L. et al. Avaliação da aprendizagem: uma análise crítica do PPC do curso de pedagogia do IEAA-UFAM. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande, PB: Realize Editora, 2019. Tema: Avaliação: processos e políticas. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59378. Acesso em: 10 maio 2021.

REGO, A. M. C. A formação de professores em química e física de Pernambuco e suas relações com as novas perspectivas de avaliação da aprendizagem: uma análise documental à luz da teoria dos construtos pessoais e das gerações da avaliação. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SALES, E. S. Formação inicial de professores de química: um estudo acerca das condicionantes da prática avaliativa. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru 2017.

SILVA, M. M. S. et al. A abordagem da Avaliação Educacional em Larga Escala nos cursos de graduação em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília (DF), v. 97, n. 245, p. 46-67, jan./abr. 2016.

SOUSA, C. P. Dimensões da Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo (SP), n. 22, p. 101-118, 2000.

TEIXEIRA, C. R. O “estado da arte”: a concepção de avaliação na produção acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação: currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-graduação em Educação, São Paulo (SP), v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006.

VILLAS BOAS, B. M. F.; SOARES, S. L. O lugar da avaliação na formação de professores. Cad. Cedes, Campinas (SP), v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016.

Publicado

08/12/2021

Como Citar

SOUZA, A. C. de; MANO, A. de M. P. A avaliação educacional nos projetos de curso de licenciaturas: uma pesquisa sobre o estado do conhecimento. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2778–2793, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15045. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15045. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.