A formação integral e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais frente à prevenção de ocorrência de casos de bullying nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i3.16090

Palavras-chave:

Inclusão, Educação, Respeito, Valores morais, Empatia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é demonstrar o quanto uma formação integral de qualidade pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Uma formação que visa não só deixar os alunos o dia todo na escola, mas, principalmente, trazer uma educação significativa que possibilite que ele vivencie o seu dia a dia nos estudos com uma matriz curricular ampliada. Ao desenvolver habilidades socioemocionais, estes indivíduos se tornam seres mais empáticos e sensíveis às causas do outro e, também, seres passíveis de entender, aceitar e se envolver com demandas de inclusão, respeito e solidariedade. A pesquisa, ainda, traz reflexões de como a escola pode ser um complemento dos déficits familiares na formação de valores morais, valores éticos e consciência de respeito ao outro. Neste contexto, dentro de um novo modelo educacional, é possível verificar o quanto este aluno-cidadão se torna mais consciente e entendedor de práticas que podem agredir o outro. Uma escola que forma os alunos não só com conteúdo de uma matriz curricular engessada, mas num propósito de consciência da importância de conhecer e lutar por causas sociais, causas de inclusão e respeito a todos, com certeza é o modelo de escola mais contemporâneo que podemos ter. Consequentemente, diante deste cenário escolar, a pesquisa visa demonstrar o quanto este cenário é capaz de prevenir, reduzir e, quiçá, acabar com os casos de bullying nas escolas e na vida, já que a escola forma para além muros escolares.

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Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Freitas Sanzovo, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) Esalq/USP MBAs – Piracicaba – SP

Especialista em MBA em Gestão Empresarial.

José Anderson Santos Cruz, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) Esalq/USP MBAs – Piracicaba – SP

Professor Associado. Doutor em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letra FCLAr/Unesp. Editor Adjunto e Executivo da RIAEE. Editor da Editora Ibero-Americana de Educação. Editor e Assessoria Técnica para periódicos.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

SANZOVO, A. R. de F.; SANTOS CRUZ, J. A. A formação integral e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais frente à prevenção de ocorrência de casos de bullying nas escolas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2827–2842, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.16090. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16090. Acesso em: 25 abr. 2024.

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