Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12764Palavras-chave:
Política educacional, Educação profissional e tecnológica, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Recursos públicos.Resumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa e tem como objetivo discutir a proposição, assim como o processo da materialização de políticas para a educação profissional e tecnológica, no período de 2003 a 2017, ressaltando as concepções em disputa na área, no campo das contradições. A investigação se apoia em fontes documentais e em dados de relatórios oficiais disponibilizados nesse período. Mostra que a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, abarcando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, possibilita a ampliação de vagas, do número de inscritos para ingresso e de matriculados nas Instituições da Rede Federal. Apresenta, ainda, a alocação crescente de recursos públicos, movimento que se interrompe a partir de 2015, com diminuição acentuada nos anos de 2016 e 2017.Downloads
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