Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12764

Palavras-chave:

Política educacional, Educação profissional e tecnológica, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Recursos públicos.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa e tem como objetivo discutir a proposição, assim como o processo da materialização de políticas para a educação profissional e tecnológica, no período de 2003 a 2017, ressaltando as concepções em disputa na área, no campo das contradições. A investigação se apoia em fontes documentais e em dados de relatórios oficiais disponibilizados nesse período. Mostra que a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, abarcando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, possibilita a ampliação de vagas, do número de inscritos para ingresso e de matriculados nas Instituições da Rede Federal. Apresenta, ainda, a alocação crescente de recursos públicos, movimento que se interrompe a partir de 2015, com diminuição acentuada nos anos de 2016 e 2017.

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Biografia do Autor

Fábio Mamoré Conde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Porto Velho - Rondônia

Analista de Tecnologia de Informação. Diretoria de Tecnologia da Informação. Doutorando em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande – Mato Grosso do Sul

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado.

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Publicado

30/08/2019

Como Citar

CONDE, F. M.; OLIVEIRA, R. T. C. de. Políticas para a educação profissional e tecnológica no Brasil (2003-2017). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.3, p. 1797–1812, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.12764. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12764. Acesso em: 23 abr. 2024.

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