Novos caminhos, velhas rotas
Análise dos movimentos de sentidos sobre a educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16421Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Educação, Análise dos Movimentos de SentidosResumo
Este estudo visa a analisar os movimentos de sentidos evidenciados no Programa Federal “Novos Caminhos” para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, fundamenta-se teórica e metodologicamente na Análise dos Movimentos de Sentidos. Descreve a EPT com base na educação e no trabalho, a partir de fundamentos ontológicos, e a caracteriza conforme os sentidos evidenciados pelo Programa em análise. Do mesmo modo, criticamente, deslinda os sentidos produzidos a partir das potencialidades e das estratégias do “Novos caminhos”, quando cotejados com os contextos social, econômico e político em que são constituídos. Como resultados, percebeu-se que o Programa “Novos Caminhos” conduz a “velhos rumos”, já abordados desde 1970, com a Teoria do Capital Humano. Todavia, atualizados com as necessidades do momento histórico vivido, esses caminhos reforçam perspectivas neoliberais que fortalecem também o contexto capitalista e intensificam a precarização do trabalho pedagógico e o sucateamento da educação.
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