Formação continuada docente

As perspectivas dos professores na pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17908

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Continuada, Pandemia, COVID-19

Resumo

A formação continuada desponta como um dos elementos fundamentais para qualificar os processos educativos realizados no âmbito escolar. Assim, o presente estudo tematiza a importância da formação continuada docente no contexto da pandemia da COVID-19. Diante disso, considera-se como pergunta norteadora do estudo quais as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente em tempos de distanciamento social? Para responder ao questionamento, realizou-se uma pesquisa de campo, inspirada nos princípios da abordagem qualitativa, com sete professoras de uma escola pública estadual, situada na região da AMESC. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados analisados indicam que muito ainda precisa ser feito para que a formação continuada seja compreendida por escolas, mantenedoras, gestores e professores. É preciso que o coletivo dos educadores se aproprie de seus processos formativos de modo a se tornarem sujeitos do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Vinicius Vieira dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores.

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas: Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 3 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 53, p. 39, 2020.

FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação na cultura globalizada. In: FERREIRA, N. S. C. Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 318 p.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Tradução de Silvana Cobucci Leite. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

INSTITUTO PENÍNSULA (org.). Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo, 2020. 24 slides, cor. Disponível em: https://bit.ly/3QnzTnu. Acesso em: 3 ago. 2023.

LUDKE, M.; ANDRÈ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

MACIEL, M. D. Autoformação docente: limites e possibilidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2003, Recife. Anais [...]. Recife: SBPC, 2003. p. 1-5.

MAGALHÃES, L. K. C.; AZEVEDO, L. C. S. S. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 99, p. 15-36, 2015. DOI: 10.1590/CC0101-32622015146769. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/G7Fqdms45c6bxtK8XSF6tbq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 ago. 2023.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, 2019. DOI: 10.1590/2175-623684910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/. Acesso em: 3 ago. 2023.

UNESCO. Consequências adversas do fechamento de escolas. 2020. Disponível em: https://bit.ly/43P4nlu. Acesso em: 3 ago. 2023.

Publicado

18/03/2024

Como Citar

BITTENCOURT, R. L.; SANTOS, V. V. dos. Formação continuada docente: As perspectivas dos professores na pandemia da COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024035, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17908. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17908. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos