Formação em rede para a docência com profissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18345Palavras-chave:
Formação de professores, Competência docente, Acompanhamento pedagógico do professor, Formação continuada do professorResumo
A questão que esse artigo traz à discussão é se a formação em rede para a docência com profissionalidade pode se tornar uma nova modalidade de desenvolvimento do professor. Trata-se de um ensaio teórico com objetivo de iniciar discussão e aprofundar estudos sobre o tema. Está baseado em autores como Cocco, Enguita, Imbernón, Lévy, Masetto entre outros. São discutidos os temas de Formação docente com profissionalidade; Processo de aprendizagem na era digital; Concepção de rede para docência; Princípios constitutivos de rede de formação de professores; e Pontos a considerar. As reflexões ponderam que a modalidade de formação em rede é uma possibilidade interessante e promissora, pois oferece vantagens para potencializar o desenvolvimento docente. Ao mesmo tempo, é complexa e desafiante, provocando novas questões e incentivando a continuidade dos estudos.
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