Formação em rede para a docência com profissionalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18345

Palavras-chave:

Formação de professores, Competência docente, Acompanhamento pedagógico do professor, Formação continuada do professor

Resumo

A questão que esse artigo traz à discussão é se a formação em rede para a docência com profissionalidade pode se tornar uma nova modalidade de desenvolvimento do professor. Trata-se de um ensaio teórico com objetivo de iniciar discussão e aprofundar estudos sobre o tema. Está baseado em autores como Cocco, Enguita, Imbernón, Lévy, Masetto entre outros. São discutidos os temas de Formação docente com profissionalidade; Processo de aprendizagem na era digital; Concepção de rede para docência; Princípios constitutivos de rede de formação de professores; e Pontos a considerar. As reflexões ponderam que a modalidade de formação em rede é uma possibilidade interessante e promissora, pois oferece vantagens para potencializar o desenvolvimento docente. Ao mesmo tempo, é complexa e desafiante, provocando novas questões e incentivando a continuidade dos estudos.

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Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo. Coordenador do Grupo de pesquisa “Formação de professores e paradigmas curriculares” (FORPEC). 

Maria Cecília Damas Gaeta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Currículo e pesquisadora convidada do grupo de pesquisa “Formação de professores e paradigmas curriculares”. 

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Docente pesquisadora no Mestrado Profissional em Educação do UNASP. 

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Publicado

21/12/2023

Como Citar

MASETTO, M. T.; GAETA, M. C. D.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. Formação em rede para a docência com profissionalidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023151, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18345. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18345. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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