Avaliação institucional e planejamento estratégico na educação superior: saberes e práticas numa instituição de origem pantaneira

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico, Educação Superior

Resumo

Estudar a Avaliação Institucional e as relações com o Planejamento Estratégico é reafirmar a importância desses instrumentos para as tomadas de decisão institucionais e para a busca da qualidade dos serviços prestados à sociedade. O presente artigo traz a experiência de uma universidade pública estadual multicampi sobre o desenvolvimento da Avaliação Institucional integrada com o Planejamento Estratégico de forma democrática e participativa. Os resultados evidenciaram que a relação interfacial de planejamento e avaliação, por meio dos eixos e dimensões do SINAES, é de suma importância para que se diminua o distanciamento entre o que se planeja e o que se avalia. Além disso, os gestores universitários precisam pautar as ações e atividades cotidianas baseando-se nesses documentos institucionais com vistas ao estabelecimento e alcance de metas quantitativas e qualitativas próprias da missão universitária.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1949101

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Biografia do Autor

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT), Doutora em Educação pela UNICAMP, Phd em Educação pela URGS com Estágio pós-doutorado pela Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Rangel Renan Ramos da Silva, Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Contador efetivo da Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT, com contribuições nas áreas de Planejamento e Avaliação Institucional e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (GEPAVE).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

LIMA, E. G. dos S.; SILVA, R. R. R. da. Avaliação institucional e planejamento estratégico na educação superior: saberes e práticas numa instituição de origem pantaneira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19491, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19491. Acesso em: 14 jan. 2025.

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