O processo inclusivo nos municípios de Araras e Alfenas no entendimento de licenciandos bolsistas do PIBID

Autores

  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon Universidade Federal de São Carlos
  • Daniele Lozano Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6017

Palavras-chave:

Formação docente. Inclusão educacional. Pibid.

Resumo

Este trabalho foca a investigação das concepções e experiências de licenciandos, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no que tange à educação especial e inclusão escolar em dois municípios: Araras (SP) e Alfenas (MG). Participaram desta pesquisa 37 licenciandos de universidades federais, que responderam a questionários contendo questões abertas e fechadas. Alguns dos resultados apontaram que 57,1% dos licenciandos de Araras e 60,9% dos de Alfenas, indicam possuir o conhecimento sobre legislações que amparam a educação inclusiva. Em Araras: 76,9%, e em Alfenas: 60,9% dos alunos participaram de eventos e cursos voltados à educação especial ou inclusiva, mas 76,9% e 82,6% dos alunos respectivamente consideravam-se despreparados para atuar em sala de aula com alunos com NEE. Este fato pode estar amparando o posicionamento de 38,5% dos discentes de Araras e 39,1% de Alfenas ao não considerarem ser de sua responsabilidade executar práticas educacionais para esses alunos em escolas regulares. Ressaltamos que este estudo apontou para a necessidade de discussão crítica acerca da temática inclusiva na formação inicial e que o Pibid possa ser considerado lócus privilegiado para a mesma, ao poder favorecer a interface entre teoria e prática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação.

Universidade Federal de São Carlos

Daniele Lozano, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Matemática Aplicada pela UNESP

Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação.

Universidade Federal de São Carlos

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora do Instituto de Ciências Humanas - UNIFAL

Downloads

Publicado

20/10/2016

Como Citar

BAZON, F. V. M.; LOZANO, D.; GOMES, C. O processo inclusivo nos municípios de Araras e Alfenas no entendimento de licenciandos bolsistas do PIBID. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1496–1518, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.6017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6017. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.