O processo inclusivo nos municípios de Araras e Alfenas no entendimento de licenciandos bolsistas do PIBID

Autores

  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon Universidade Federal de São Carlos
  • Daniele Lozano Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.6017

Palavras-chave:

Formação docente. Inclusão educacional. Pibid.

Resumo

Este trabalho foca a investigação das concepções e experiências de licenciandos, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no que tange à educação especial e inclusão escolar em dois municípios: Araras (SP) e Alfenas (MG). Participaram desta pesquisa 37 licenciandos de universidades federais, que responderam a questionários contendo questões abertas e fechadas. Alguns dos resultados apontaram que 57,1% dos licenciandos de Araras e 60,9% dos de Alfenas, indicam possuir o conhecimento sobre legislações que amparam a educação inclusiva. Em Araras: 76,9%, e em Alfenas: 60,9% dos alunos participaram de eventos e cursos voltados à educação especial ou inclusiva, mas 76,9% e 82,6% dos alunos respectivamente consideravam-se despreparados para atuar em sala de aula com alunos com NEE. Este fato pode estar amparando o posicionamento de 38,5% dos discentes de Araras e 39,1% de Alfenas ao não considerarem ser de sua responsabilidade executar práticas educacionais para esses alunos em escolas regulares. Ressaltamos que este estudo apontou para a necessidade de discussão crítica acerca da temática inclusiva na formação inicial e que o Pibid possa ser considerado lócus privilegiado para a mesma, ao poder favorecer a interface entre teoria e prática. 

Biografia do Autor

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação.

Universidade Federal de São Carlos

Daniele Lozano, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Matemática Aplicada pela UNESP

Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação.

Universidade Federal de São Carlos

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora do Instituto de Ciências Humanas - UNIFAL

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Publicado

20/10/2016

Como Citar

BAZON, F. V. M.; LOZANO, D.; GOMES, C. O processo inclusivo nos municípios de Araras e Alfenas no entendimento de licenciandos bolsistas do PIBID. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 3, p. 1496–1518, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n3.6017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6017. Acesso em: 28 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos