Representações e vivências da docência em professores do ensino superior de uma faculdade privada de Cacoal/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7597

Palavras-chave:

Trabalho. Docência no Ensino Superior. Saúde Mental. Psicologia.

Resumo

O trabalho docente em nível superior tem passado por transformações sociais e políticas, tais como as novas exigências impostas pelas reformas educacionais e de mudanças sociais na representação e na forma de desvalorização deste profissional. Objetiva-se identificar as Representações do Ato Docente em Professores Universitários de uma Instituição Privada de Ensino Superior. Método: Pesquisa exploratória, com dados coletados junto a 04 (quatro) professores do ensino superior do município de Cacoal-RO, através de questionário semiestruturado, tratado por Análise de Conteúdo. Percebeu-se elementos caracterizadores do “mal-estar docente”, se referindo a “acúmulo de tarefas”, “cansaço”, “falta de compromisso do aluno”, “estresse” e outros relacionados a conflitos entre professores, alunos e instituição. Para enfrentar tais dificuldades, os docentes adotam posturas que variam entre a indiferença e a preocupação excessiva, com certo abalo “emocional” contrabalanceado com o “prazer” proporcionado por outros elementos da profissão. Conclui-se que, há significados e sentimentos frente ao ato docente, marcados por uma consciência da “carga” de responsabilidade diante do aluno, instituição e sociedade, idealismo profissional, com o reconhecimento/desconhecimento marcando o motivo ou desmotivo de trabalhar, certo conhecimento e vivência de “mal-estar” relacionados a elementos que afetam a saúde mental, mas quase sem nenhuma forma de lidar com a situação.

Biografia do Autor

Cleber Lizardo de Assis, FACIMED-RO; USAL-AR

Mestre em Psicologia-PUCMG;

Doutor em Psicologia-Universidad del Salvador-USAL;

Docente de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal -FACIMED -RO

Autor de "A Clínica e o Sagrado", "Culpa e Desculpa" entre outros

Valdimari Pacheco, UNESC-RO

Graduada em Psicologia e Pedagogia pela UNESC-RO

Downloads

Publicado

13/01/2017

Como Citar

Lizardo de Assis, C., & Pacheco, V. (2017). Representações e vivências da docência em professores do ensino superior de uma faculdade privada de Cacoal/RO. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 37–53. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7597

Edição

Seção

Artigos