Lavoura arcaica de Raduan Nassar: uma possibilidade para a leitura do mundo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n2.2018.9526Palavras-chave:
Possibilidades de leitura, Leitura de mundo, Texto literário.Resumo
Objetiva-se neste texto analisar a obra Lavoura Arcaica (1989), de Raduan Nassar como uma possibilidade para uma nova leitura do mundo contemporâneo. A leitura de mundo advém da maneira como o autor interpreta e vive a realidade social em que está inserido. A obra Lavoura Arcaica trata-se de um texto literário de produção pós-moderna da literatura brasileira. Dessa forma, o presente trabalho refere-se a uma pesquisa documental, que aborda a análise da obra literária expondo sua estrutura e seu contexto social. Os pressupostos teóricos estão pautados no materialismo histórico e dialético. A análise da obra literária possibilitou compreender que o autor tem a possibilidade de recriar a realidade, por meio do reflexo estético, levando ao leitor à apropriação de conhecimentos de diferentes tempos e espaços.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1997.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade: ensaios sobre literatura latino-americana. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 1998.
COELHO, Victor de Oliveira Pinto. A Lavoura Arcaica e a semente do mal: uma análise da obra de Raduan Nassar. Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo, Santa Maria, n. 16, p. 28-55, jul./dez., 2010.
FERREIRA, Nathalia Botura de Paula.; DUARTE, Newton. As artes na educação Integral: uma apreciação histórico-crítica. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 6, n. 3, p. 115-126, 2010.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
LUKÁCS, George. Introdução a uma estética marxista. Sobre a particularidade como categoria estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
LUKÁCS, George. Marxismo e a teoria da literatura. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
NASSAR, Raduan. Lavoura Arcaica. 3.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
NOGUEIRA JÚNIOR, Arnaldo (Org.). Projeto Releituras. 2016. Disponível em: http://www.releituras.com/rnassar_bio.asp. Acesso em: 16 set. 2016.
ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. Texto/Contexto: São Paulo: Perspectiva, 1969.
ROSENTHAL, Erwin Theodor. A moderna concepção do mundo e Configuração e fragmentação. In: O Universo fragmentário. São Paulo: Companhia da Ed. Nacional, 1975.
SARDUY, Severo. O barroco e o neobarroco. In: MORENO, César Fernández (org.). América Latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.
SIRINO, Salete Paulina Machado. Uma leitura literária e fílmica de lavoura arcaica. Revista Científica/FAP, Curitiba, v. 3, p. 163-182, jan./dez., 2008.
SÜSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.